ADVID ASSINALA 40º ANIVERSÁRIO COM 1º CICLO DE CONFERÊNCIAS

A ADVID, CoLAB VINES&WINES e entidade gestora do Cluster da Vinha e do Vinho, fundada em 1982, assinala o seu 40º aniversário com ciclo de conferências que tem por objetivo contribuir para a difusão do conhecimento e das boas práticas no setor da vinha e do vinho e, ao mesmo tempo, promover a discussão e o debate técnico, de forma estruturada e aberta, com os vários intervenientes no setor.

Composto por cinco conferências e seminários, este 1º ciclo tem início no final do mês de setembro e prolonga-se até ao início de dezembro.

Para Rosa Amador, Diretora-geral da ADVID, “Este é mais um momento onde a ADVID reafirma a sua posição como entidade que fomenta e partilha conhecimento com o setor, e em especial com os seus associados, para que estes possam preparar e desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível e na posse de toda a informação relevante.”

As sessões vão promover o debate em torno de temas de extrema atualidade e relevância, bem como a identificação e caracterização de eventuais problemas suscitados não apenas no domínio operativo, mas também conceptual, procurando os melhores caminhos e as soluções mais adequadas para a melhoria da qualidade, da inovação e do desenvolvimento sustentado do setor da vinha e do vinho.

A primeira sessão acontece no próximo dia 30 de setembro, das 9h30 - 13h00, na Quinta do Pôpa, Adorigo, e vai discutir “Será a Economia Circular para todos?”. Organizado pela ADVID/CoLAB VINES&WINES, este workshop tem como objetivo a apresentação de medidas de Economia Circular e a sua importância para sector vitivinícola. O evento contará ainda com um debate sobre a exequibilidade da implementação destas medidas pelas empresas vitivinícolas de diferentes dimensões, promovendo a sua divulgação e democratização.

A 10 de outubro, na Quinta do Bomfim, Pinhão, realiza-se a conferência Ano Vitícola 2022:  antecipa o futuro? momento onde irá ser caracterizado o ano vitícola 2022 e as consequências das condições climáticas na produção e qualidade da vindima. Promover-se-á a reflexão sobre os desafios que surgiram durante o ano e as debilidades encontradas com o intuito de poderem vir a ser colmatadas num futuro próximo.

A terceira sessão será dedicada à Gestão da Água em Viticultura: Desafios e Oportunidades, e tem lugar no próximo dia 14 de outubro, no Museu do Douro, na Régua, entre as 09h30 e as 17h30. Este seminário visa reunir viticultores, técnicos, investigadores e entidades oficiais com responsabilidades nas políticas relacionadas com a água, num fórum para debater os principais desafios e oportunidades na utilização sustentável deste recurso, num contexto de alterações climáticas. O evento contará com painéis de discussão, com a presença de oradores nacionais e internacionais, onde serão abordadas tecnologias e Know-How de gestão eficiente dos recursos hídricos.

"Eficiência Hídrica na Viticultura: Como usar eficientemente a água?”, que terá lugar na segunda quinzena de novembro, é o tema da quarta sessão deste ciclo de conferências e vai Promover o debate sobre os desafios futuros para a promoção da melhoria contínua das práticas de rega na vinha.

A 5 de dezembro, e a propósito do Dia Mundial do Solo, a ADVID promove o evento “Solos: onde a alimentação começa", tema da edição deste ano. A data é anualmente assinalada pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, acompanhado da realização de eventos em todo o mundo. O Dia Mundial do Solo 2022 e a sua campanha "Solos: onde a alimentação começa", pretende abordar os crescentes desafios na gestão deste recurso, aumentando a consciencialização e incentivando as sociedades a melhorar a saúde do solo.