AESE debate desafios para o Sistema de Saúde com académicos, direção do SNS, administradores do setor e ex-ministro

Lisboa, 19 de fevereiro de 2024 – A AESE Business School organiza, esta quarta-feira (dia 21 de fevereiro, entre as 14h e as 19h30), um debate sobre os principais desafios da saúde em Portugal, juntando diversas perspetivas, que incluem os setores público e privado.

Ao longo do programa, que conta com contributos de académicos, da direção do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de administradores do setor e do ex-ministro Adalberto Campos Fernandes, serão abordados tópicos cruciais, como a saúde enquanto economia, o presente e o futuro do SNS, a implementação das Unidades Locais de Saúde e os desafios para o investimento público. Além disso, serão analisadas questões de financiamento e as grandes linhas estratégicas para o setor, tendo em conta as principais tendências e os desafios do mundo empresarial.

“Vai ser um momento de reflexão e debate, sereno, amplo, aberto e livre, com diversos protagonistas da mudança que a saúde está a viver. Na AESE, esperamos contribuir assim, de forma efetiva, para a criação de valor no setor, aumentando a eficiência do serviço, valorizando os profissionais e cuidando todos de uma forma mais humanizadora”, afirma José Fonseca Pires, Diretor do Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) e do Hospital Business Enhancement (HBE).

A área da saúde é central na estratégia de formação de líderes e gestores da AESE Business School. O PADIS foca-se na Direção das Instituições de Saúde e destina-se a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (Cuidados Primários, Hospitalares e Continuados, Organismos de Tutela e de Supervisão Técnica, Deontológica e Operacional) nos setores público, privado e social. Já o HBE oferece uma formação executiva inovadora e relevante para enfrentar os desafios da transformação na saúde em Portugal, com foco na nova organização em Unidades Locais de Saúde.

A participação no debate está aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia.

Professores e conferencistas

Adalberto Campos Fernandes, Professor da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, e Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional

Ana Paula Martins, Presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, e Professora na Universidade Europeia

Carlos Neves Martins, Presidente da Administração da Unidade Local de Saúde Santa Maria EPE (a confirmar)