AESE Next Generation Program - Como operacionalizar os Fundos Europeus

03 de março, 2022 – A AESE Business School, no seu propósito de formar e aperfeiçoar as competências dos líderes empresariais em Portugal, anuncia a realização do Next Generation Program, o programa que vai ajudar a perceber como funcionam os fundos europeus e como operacionalizá-los.

Portugal enfrenta o paradoxo de ter mais financiamento disponível do que projetos a financiar. Os Fundos Europeus (Quadro de Financiamento Plurianual 2021-2027 e Next Generation EU) vão trazer para Portugal cerca de 63 mil milhões de euros na próxima década. Mas o Tribunal de Contas concluiu que a execução dos fundos do “Portugal 2020”, embora com boas taxas de compromisso, tem sido lenta, com reduzida absorção dos fundos, incumprimento de objetivos intermédios e fraca orientação para resultados. O que farão os empresários e gestores portugueses perante esta oportunidade?

O Next Generation Program, que tem Diogo Ribeiro Santos como diretor do programa, é a resposta da AESE Business School a este desafio. “Propomos pensar o investimento financiado por Fundos Europeus como um processo com três fases críticas: planeamento estratégico, candidatura e execução do projeto. O formato inovador do NextGen permite reunir em sala os professores da AESE e os principais atores deste processo: as agências nacionais que gerem os Fundos Europeus, os bancos que fornecem as linhas de financiamento, as organizações que apresentam os projetos, e os consultores que as apoiam no processo”, afirma Diogo Ribeiro Santos.

Destinado a dirigentes e colaboradores de instituições e empresas públicas, de micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor privado e também do setor bancário e empresas de consultoria, o Next Generation Program quer apoiar, partilhar conhecimento e formar todos aqueles cujas empresas e projetos podem beneficiar do apoio dos Fundos Europeus no quadro comunitário 2021-2027.

O Next Generation Program tem como objetivos ajudar a perceber como funcionam os Fundos Europeus alocados a Portugal, conhecer os objetivos e destinatários de cada programa nacional e ajudar as empresas e instituições públicas a candidatarem-se aos diversos programas, entre outros.

O Next Generation Program realiza-se de 31 de março a 26 de maio, em Lisboa. Os conhecimentos e competências são adquiridos e desenvolvidos ao longo de 8 módulos, quinta-feira de tarde e sexta-feira de manhã, com a discussão de case studies complementada por conferências dadas por oradores de referência.

Todas as informações sobre o Next Generation Program podem ser lidas aqui.