EMPA lança plataforma de gestão das barreiras à acessibilidade

A Unipartner e a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA), anuncia a lançamento de uma plataforma digital que permite reportar barreiras de acessibilidade. A solução, assente na arquitetura escalável da Microsoft Cloud, visa apoiar os objetivos da EMPA, e permite mapear e superar os desafios e obstáculos à acessibilidade identificados no nosso país. A longo-prazo, o objetivo é contribuir para uma sociedade mais inclusiva e fomentar a colaboração entre os cidadãos e as entidades públicas e privadas.

“A solução que desenvolvemos em parceria com a Unipartner marca um avanço significativo na nossa missão de promover a acessibilidade em Portugal. Esta ferramenta não só responde às necessidades atuais, como está preparada para se adaptar a futuras alterações legislativas, garantindo a sua relevância e eficácia a longo prazo,” afirma Sofia Nunes, Gestora de Projeto na EMPA.

Fernando Reino da Costa, CEO e Presidente da Unipartner, acrescenta que “na Unipartner, acreditamos que a tecnologia tem o poder de transformar a sociedade. Este projeto com a EMPA representa um passo crucial para garantir que todos os cidadãos possam usufruir de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para um futuro onde a acessibilidade seja um direito universal.”

Esta plataforma digital vem promover e convidar à participação ativa de todos os cidadãos na identificação e resolução de problemas, ao reforçar a eficiência das operações da EMPA e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Adicionalmente, a solução apoia a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025) ao otimizar o planeamento de investimentos e recursos públicos destinados à melhoria das condições de acessibilidade.

A Unipartner tem vindo a promover o impacto positivo e central que o digital tem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, enquando membro do GeSI, do European Green Digital Coalition e como colaborador ativo no Global Innovation Hub da Nações Unidas.

No ano em que a Unipartner ganhou o prémio da Microsoft, Sustainability Partner of the Year, a implementação desta solução vem reafirmar o compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, através da aplicação de tecnologias inovadoras que promovem a igualdade de acesso a todos os cidadãos e o desenvolvimento económico e social.