Fundação do Gil e Hospital Fernando Fonseca afirmam parceria para projeto pioneiro

Lisboa, 07 de junho de 2023 – A Fundação do Gil assinou um protocolo com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), em Lisboa, para estabelecer uma parceria no âmbito do projeto Hospitalização Domiciliária Pediátrica, uma iniciativa pioneira para os Cuidados Pediátricos em Portugal. No âmbito da celebração desta parceria, a Tecnimed disponibilizou uma viatura para apoio ao projeto, uma vez que os veículos ligeiros são recursos técnicos essenciais para que este projeto seja bem-sucedido.

A Hospitalização Domiciliária é considerada uma alternativa distinta ao internamento hospitalar convencional e este projeto inovador, pioneiro em Portugal, tem sido até então exclusivamente implementado para adultos. Esta parceria tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da criança e sua família, minimizando as complicações inerentes ao internamento convencional.

O projeto piloto da 1ª Unidade de Hospitalização Domiciliária Pediátrica, com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), é destinado a doentes pediátricos dos concelhos da Amadora e de Sintra em seguimento no Departamento da Criança e do Jovem. Os cuidados prestados são garantidos por uma equipa multidisciplinar, terá uma prestação de 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o ano inteiro.

A primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária Pediátrica irá permitir que o doente pediátrico possa permanecer no seu domicílio sob vigilância clínica e psicossocial. Considerando que a área de Hospitalização Domiciliar Pediátrica não existia, a Fundação do Gil e os hospitais parceiros podem assim oferecer um modelo de assistência que, em breve, poderá ser mais uma solução inovadora para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), proporcionando às crianças e às suas famílias um ambiente mais propício para superar as dificuldades da doença e ampliar as opções oferecidas pelo SNS à comunidade.

No trabalho realizado na Hospitalização Domiciliária em adultos, verificou-se que os cuidados de saúde prestados na casa do doente apresentam uma elevada qualidade, complexidade e intensidade, comparáveis aos cuidados fornecidos num hospital. Nesta modalidade, procura-se assegurar uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde, criar um ambiente psicossocial mais favorável ao adulto durante o período de internamento e valorizar o papel da família/cuidador, prevenindo a rejeição, o abandono e a institucionalização. O avanço deste projeto pioneiro e inovador na área da Pediatria irá contribuir para serviços hospitalares sem barreiras físicas, garantindo mais e melhores acessos aos cuidados de saúde, reduzindo as complicações associadas à hospitalização tradicional, criando um ambiente psicológico mais favorável à criança durante o período de tratamento, valorizando sempre o papel da família/cuidador.

Segunda Patrícia Boura, "Esta parceria deixa-nos muito felizes, pois representa mais um passo importante para a Fundação do Gil e para o futuro da Hospitalização Domiciliária Pediátrica. A experiência de 16 anos da Fundação do Gil com o Projeto Cuidados Domiciliários Pediátricos mostra que existe uma necessidade para uma melhor prestação dos cuidados pediátricos e é importante a criação recursos para dar resposta. Queremos agradecer ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca por se juntar a nós neste projeto tão inédito e inovador no país. Em particular, pretendemos fazer a diferença em conjunto, ao sermos parte integrante do impacto positivo que este projeto irá ter nas crianças e nas suas famílias. Importa referir que, ao estabelecer parcerias com os hospitais no âmbito deste projeto, iremos investir na experiência da Hospitalização Domiciliária em Portugal, onde os indicadores de saúde obtidos têm sido muito satisfatórios."