Novos desafios do agroalimentar juntam líderes do setor em debate na AESE Business School

Lisboa, 24 de novembro de 2022 – A AESE Business School, o Fórum para a Competitividade, a Associação Industrial Portuguesa (AIP), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) organizam a 3.ª sessão de debate sobre “Os Novos Desafios do Setor Agroalimentar”, no próximo dia 29 de novembro (17h).

Dado o atual contexto, com uma guerra que se prolonga na Ucrânia, a seca extrema - reflexo das alterações climáticas - e o aumento da taxa de inflação, a produção, a indústria e o retalho têm que trabalhar cada vez mais em parceria, a fim de beneficiar o consumidor final e toda a cadeia.

“Este é um setor muito dinâmico, em que cada vez mais empresas desenvolvem uma gestão moderna baseada nas virtudes portuguesas tradicionais da boa produção. No entanto, existem vários desafios, nacionais e internacionais, com impactos significativos e que podem ser agudizados nos tempos que vivemos. Este debate vai servir para elencar caminhos com o objetivo de reforçar a resiliência de um setor que, durante a pandemia, nunca parou, manteve a segurança alimentar e os preços, servindo a sociedade com um sentido único de missão”, afirma o Presidente da AESE Business School, José Ramalho Fontes.

A aposta na dimensão e escala na oferta e na procura garantem uma maior competitividade neste mercado, que é cada vez mais global, o que faz com que as respostas aos desafios também tenham de ser coordenadas.

“Em tempos de crise, muito se fala em solidariedade. Desta forma, a estratégia da União Europeia tem de passar por uma aposta a 27 na produção de alimentos, com menor dependência da importação de países terceiros. Isso só se consegue com um plano muito forte a nível da dimensão e escala da oferta”, aponta Gonçalo Santos Andrade, Diretor do Programa GAIN – Direção de Empresas da Cadeia Agroalimentar da AESE Business School.

17:00 | Abertura

José Ramalho Fontes, Presidente da AESE Business School

17:05 | Mesa redonda “Os Novos Desafios do Setor Agroalimentar”

Moderador:

José Aguiar, Founding Partner da ALL Comunicação

Participantes:

António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Direção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

Jorge Tomás Henriques, Presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares

Pedro Ferraz da Costa, Presidente do Forum para a Competitividade

18:30 | Debate