Procura por Terrenos cresce 24% nos últimos três meses em Portugal

Lisboa, 6 de março de 2024 - O Imovirtual, Portal imobiliário de referência, acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma, no qual analisa a evolução da procura por moradias, apartamentos, terrenos, herdades e quintas para venda e arrendamento em Portugal. Os dados agora partilhados referem-se ao comparativo de novembro, dezembro de 2023 e janeiro de 2024, com o período homólogo.

De todas as categorias de imóveis em análise, verificou-se um crescimento na procura por terrenos (+24%), nos últimos três meses, tendo passado para mais de 63.000 pesquisas. Braga destaca-se como a região mais procurada para Terrenos. A categoria de moradias é a segunda que mais cresce, com 13%, tendo mais de 334.000 pesquisas.

Quando consideramos o volume de pesquisas,  apartamentos e moradias continuam a ser os mais relevantes já que 82% de todas as pesquisas feitas no Portal são para imóveis destas categorias. Os terrenos ficam em terceiro lugar com 6% das pesquisas.

Acredito que a pandemia foi um evento que mudou ligeiramente o perfil da procura. Na altura do confinamento, tivemos um grande pico na procura por moradias, o que ainda tem reflexos até hoje como podemos ver neste estudo. Isso aponta para uma necessidade por um diferente estilo de vida que pode ser uma tendência que veio para ficar. A questão dos terrenos também vem nesse sentido. Apesar do volume não ser um dos maiores, percebemos um maior interesse. O contexto macroeconómico atual também pode ser uma das causas, pois as pessoas passam a procurar por alternativas.”, refere Sylvia Bozzo, Marketing Manager do Imovirtual.

Principais conclusões:

MORADIAS

• A procura por moradias cresceu 13%, neste último trimestre, com o número de pesquisas a subirem para 334 384, face ao mesmo período do ano passado, com 296 211 pesquisas.
  • Em termos de volume de pesquisas, é muito relevante, a representar 32% de todas as pesquisas feitas no Portal.
  • Os distritos com números mais elevados de pesquisa de moradias são Lisboa, Porto e Braga.

APARTAMENTOS

• Em relação aos apartamentos, verifica-se uma diminuição (-4%,) da procura face ao período homólogo. Ou seja, durante estes últimos meses as pessoas procuraram 537 530 vezes por apartamentos, menos 24 175 pesquisas, que em 2023.
  • Relativamente ao volume das pesquisas, continua a liderar, sendo 51% das pesquisas feitas nesta categoria
  • As regiões mais procuradas são , assim como nas moradias, Lisboa, Porto e Braga

TERRENOS

• Do ponto de vista global, a procura por esta categoria cresceu 24%, nos últimos três meses, passando de 51 344 pesquisas para 63 750 pesquisas.
  • Apesar de ter tido um aumento significativo da procura comparando os dois períodos, continua a ser pouco relevante no volume das pesquisas (6% do total)
  • Neste caso em particular os maiores destaques vão para Braga, Lisboa e Setúbal

QUINTAS E HERDADES

• Em Portugal, a procura por estes imóveis aumentou 10%, no último trimestre, face ao mesmo período do ano passado.
  • Contudo, em termos de volume de pesquisa, esta categoria, não tem grande representatividade (cerca de 3% do total)
  • Numa análise mais por região, Sesimbra, Évora e Santarém saltam à vista como as que apresentam números mais elevados neste indicador.

QUARTOS

• Em Portugal, a procura por estes imóveis foi a que mais diminuiu -15%, no último trimestre, face ao mesmo período do ano passado, com o número de pesquisas a diminuírem para 15 375. Isso é justificado pela sazonalidade, pois esta categoria costuma ter o seu pico em meados de Agosto.
  • Contudo, em termos de volume de pesquisa, esta categoria, também não tem grande representatividade (cerca de 1% do total)
  • Neste caso em particular os maiores destaques vão para Lisboa, Porto e Braga.