Suede anunciam novo álbum Autofiction

Será lançado no dia 16 de setembro, via BMG

Ouvir AQUI o novo single SHE STILL LEADS ME ON

Assista à estreia de She Still Leds Me On ao vivo no Cirque Royal, em Bruxelas, hoje às 21h00. Assista AQUI

Concertos intimistas anunciados para outubro 2022. Bilhetes à venda a partir de 27 de maio AQUI

Suede vão subir ao palco do EDP Vilar de Mouros,
no próximo dia 25 de agosto

Download AQUI da foto (© Dean Chalkley) e capa do álbum

Os Suede regressam com o anúncio do seu nono álbum, Autofiction que será lançado no dia 16 de setembro, via BMG.

Esta noite, os Suede vão fazer a estreia ao vivo do novo single She Still Leads Me On numa apresentação no Cirque Royal, em Bruxelas que será transmitida às 21h00, por livestream. Os fãs podem assistir AQUI. Este single será apresentado pela primeira vez esta tarde no programa de Steve Lamacq’s na BBC 6Music. Ouvir AQUI.

Quando os Suede começaram a trabalhar nas canções de Autofiction decidiram regressar às origens. Num movimento que relembra os dias da sua formação, Brett Anderson, Mat Osman, Simon Gilbert, Richard Oakes e Neil Codling foram para um estúdio na deserta Kings Cross para pegar numa chave, montar o seu próprio equipamento e começar a tocar.

Sobre Autofiction, Brett Anderson refere: “Autofiction é o nosso álbum punk. Sem assobios nem sinos. Apenas os cinco numa sala com todas as falhas reveladas, a própria banda exposta na sua primitiva desordem”.

Autofiction foi gravado nos estúdios Konk no norte de Londres com Ed Buller, colaborador de longa data. Ed colaborou com a banda na produção do seu single de estreia The Drowners, que celebra o 30º aniversário este mês.

Se há 30 anos, The Drowners era um hino chocante para uma juventude com uma vivacidade invulgar e uma sexualidade turva, hoje Autofiction surge com preocupações diferentes, mas não menos vitais. “Autofiction tem uma energia natural, é onde queremos estar”, refere Brett Anderson. É onde os Suede querem estar, de certa forma no mesmo lugar onde estavam há 30 anos – um grupo de pessoas que vivem com a sensação de estar juntos numa sala a criar música. “Quando estávamos no processo de escrever e ensaiar para este álbum, foi como se estivéssemos a participar numa corrida. O que aguardávamos para a nossa preciosa vida,” referiu Mat Osman, baixista da banda.

O primeiro single She Still Leads Me On é a faixa que marcou o que o álbum poderia ser. Uma canção bonita escrita por Brett para a sua falecida mãe. Como o título sugere, Autofiction é um dos álbuns mais pessoais de sempre, de Anderson. Refletir sobre o processo de escrita de aclamadas obras como Coal Black Mornings e Afternoons With The Blinds Drawn ajudou Brett a ter uma nova perspetiva de si mesmo como cantor e artista aos olhos do público, o que se sagrou no lirismo de Autofiction

Pretendem também dar resposta à reação ao álbum de 2018, The Blue Hour que ficou no Top 5 no Reino Unido e a subida foi tão nítida como o grandioso salto de Dog Man Star para o Coming Up, depois de dois aclamados documentários (The Insatiable Ones de Mike Christie e Four’s Rock Family Trees da Sky Arts e BBC). Com a chegada do 30º aniversário e a estreia do single The Drowners, Autofiction é os Suede ansiosos por entrar na sua quarta fase de existência.

Autofiction Tracklisting

1. She Still Leads Me On
  2. Personality Disorder
  3. 15 Again
  4. The Only Way I Can Love You
  5. That Boy on the Stage
  6. Drive Myself Home
  7. Black Ice
  8. Shadow Self
  9. It’s Always the Quiet Ones
  10. What am I Without You?
  11. Turn off Your Brain and Yell
SUEDE - capa SHE STILL LEADS ME ON