Bosch Portugal regista vendas de 788 milhões de euros

Resultados anuais de 2013
Grupo investiu um total de 20 milhões de euros em Portugal em 2013
Bosch Portugal espera um crescimento sustentável em 2014
Mão de obra altamente qualificada e excelente relação custo-competitividade

Lisboa – A Bosch, fornecedor líder de tecnologias e serviços a nível mundial, registou um total de 788 milhões de euros* em vendas, em Portugal, durante o ano de 2013, incluindo vendas internas a outras empresas Bosch. Apesar dos resultados, que representam um decréscimo de 11% face a 2012 devido, essencialmente, à situação que se vive no mercado europeu, a Bosch manteve-se como um dos maiores exportadores a nível nacional, com uma taxa de exportação de 90% da sua produção. A partir de Portugal, a Bosch exporta os seus produtos para mais de 50 países europeus, América, África e Ásia e está, continuamente, à procura de oportunidades para aumentar a sua competitividade global.
As vendas no mercado nacional atingiram os 152 milhões de euros*.

Com base nos resultados do primeiro trimestre de 2014, a Bosch prevê um ano positivo para o desenvolvimento do seu negócio: “Os resultados do primeiro trimestre de 2014 da Bosch Portugal são encorajadores. No entanto, continuamos cautelosos tendo em conta a situação económica que se vive em Portugal e na Europa,” afirma João Paulo Oliveira, representante do Grupo Bosch em Portugal. “O nosso objetivo é trazer mais negócio para Portugal. Ao oferecer produtos inovadores criados para facilitar a vida das pessoas, a Bosch foi capaz de ganhar a confiança dos seus consumidores no passado e é assim que vai captar mais consumidores no futuro”, afirma João Paulo Oliveira. “Sobressair em inovação, qualidade e confiança é a força do nosso negócio.”

Investimento em I&D e colaboradores altamente qualificados como base de crescimento sustentável
A Bosch investiu um total de 20 milhões de euros* em Portugal, em 2013. O foco desse investimento foi na modernização das unidades de produção e em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D). A inovação é um dos pilares do Grupo Bosch e uma parte essencial da cultura empresarial. Em 2013, foram estabelecidas parcerias com universidades locais de modo a acelerar o desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras que respondam às últimas tendências do mercado, tais como conectividade, soluções integradas e soluções user-friendly altamente eficientes.
No final de 2013 e início de 2014, a Bosch criou 70 postos de trabalho altamente qualificados para engenheiros nas suas unidades em Portugal como demonstração da confiança nas competências dos trabalhadores portugueses. “A competência dos nossos colaboradores é reconhecida em todo o Grupo Bosch. Juntamente com uma grande flexibilidade e uma excelente relação custo-competitividade, o futuro afigura-se brilhante”, explica João Paulo Oliveira. Com mais de 3.000 colaboradores (a 1 de janeiro de 2014), a Bosch continua a ser um dos maiores empregadores em Portugal.

Tecnologia automóvel inovadora produzida a partir de Braga
O setor da Tecnologia Automóvel gerou perto de metade das vendas em 2013. A divisão Car Multimedia, cujos produtos são fabricados em Braga, foi a que mais contribuiu para estes números. Durante o ano de 2013, e devido à alteração de autorrádios tradicionais para novas tecnologias multimedia, foram menos os produtos que saíram da fábrica. Contudo, a empresa espera estabilizar o seu volume de produção com novos projetos alocados em 2013. “Esperamos que a partir de 2015 o negócio da divisão Car Multimedia se desenvolva positivamente, tendo em conta a crescente procura de soluções integradas de entretenimento, navegação, telemática e assistência ao condutor”, afirma João Paulo Oliveira. A Bosch também desenvolve e produz outras soluções inovadoras de multimedia automóvel em Portugal e exporta-as para o mercado europeu. Assim, a Bosch Portugal contribui para a afirmação do Grupo Bosch como um dos principais fornecedores do mercado automóvel.
Setor de Energia e Tecnologias de Construção: boas perspetivas para 2014
Em 2013, o setor de Energia e Tecnologias de Construção representou 35% do volume de vendas em Portugal, fortemente influenciado pela produção da Bosch Termotecnologia, S.A., em Aveiro, empresa líder de fornecimento de tecnologia de água quente na Europa. Em 2013, a empresa manteve uma estratégia de crescimento que inclui um reforço da sua posição na China, América do Norte e África, nomeadamente nos países do Norte, oferecendo um portefólio de produtos adaptados à necessidade de cada região. Os resultados de negócio no primeiro trimestre do ano permitem à empresa perspetivar um desenvolvimento positivo em 2014.
Além disso, a divisão Bosch Security Systems em Portugal modernizou as suas instalações de produção em Ovar para corresponder à procura de produtos com tecnologia de ponta. Por exemplo, a fábrica produz agora displays eletrónicos para equipamentos de aquecimento, como caldeiras. No final de 2013, a empresa assumiu, ainda, as atividades de desenvolvimento mecânico suplementares para as tecnologias de segurança. “Isto foi uma conquista por parte dos nossos colaboradores de Ovar. É um sinal do reconhecimento global da nossa competência”, sublinha João Paulo Oliveira.

Previsão de negócio positiva
Para 2014, o Grupo Bosch prevê um crescimento nas vendas entre os 3% e os 5%. Produtos e serviços baseados na Internet são um dos principais focos do negócio futuro da empresa. Com o seu conhecimento em hardware e experiência tecnológica alargada, o fornecedor líder de tecnologias e serviços acredita estar bem preparado para seguir nesta direção. “Os pontos fortes tradicionais da Bosch – a nossa força inovadora, altos padrões de qualidade, presença global e a força integradora da nossa cultura corporativa – são valorizados também no mundo interligado,” explicou Dr. Volkmar Denner, CEO da Bosch, na recente conferência de imprensa do Grupo, na Alemanha. Para além disso, a Bosch é líder mundial no mercado de sensores micromecânicos (MEMS), uma tecnologia essencial para a conectividade com a Internet. Os sensores permitem uma nova forma de assistência tecnológica no quotidiano – na condução autónoma, por exemplo, ou na casa inteligente. O objetivo estratégico e de negócio da Bosch passa, assim, por criar soluções que conectem a mobilidade, a produção de sistemas de energia e a construção.

Tags: