CGD realiza 1ª operação documentária de trade finance 100% digital

Report this content

A Caixa Geral de Depósitos realizou, no início de Maio, em plena pandemia Covid19, a 1ª operação documentária de trade finance em Portugal com recurso a uma plataforma web based 100% digital, de apresentação eletrónica de documentos, no âmbito de uma importação de matérias-primas para a indústria de plásticos portuguesa, realizada por um seu cliente PME.

Esta operação de comércio externo foi suportada por uma carta de crédito de importação emitida pela CGD. Em condições normais, o fluxo documental (em papel) associado a uma operação deste tipo pode durar até 20 dias, mas através do recurso à plataforma tecnológica da Bolero, a apresentação eletrónica e validação dos documentos (em suporte 100% digital), durou apenas algumas horas, com evidentes ganhos de tempo e eficiência de custos entre todas as partes envolvidas.

A utilização desta tecnologia permitiu a realização da importação oriunda da India (país com restrições impostas pelo COVID 19 à circulação de documentos), com a apresentação eletrónica realizada de forma célere, segura e sem extravios.

Esta parceria da CGD com a Bolero - empresa líder na digitização de operações de comércio internacional – permite que todas as partes envolvidas (Bancos, Transportadores, Importador e Exportador) estejam conectados no ecossistema digital associado à plataforma.

A Caixa apoia as empresas exportadoras e importadoras num contínuo processo de inovação e apresentação de soluções tecnológicas digitais permitindo a atividade das empresas à distância com ganhos em eficiência e numa filosofia 100% paperless.

Sobre a CGD
A CGD é o maior banco do sistema financeiro português, 100% detido pelo Estado Português desde a sua criação em 1876. A CGD opera como um banco universal que oferece serviços de banco comercial e de investimento, gestão de ativos e financiamento especializado aos seus clientes em Portugal e em vários países do mundo. Em Portugal, a base de clientes da CGD atinge quase 4 milhões. O Grupo CGD possui mais de 2,1 milhões de clientes digitais ativos, incluindo pessoas físicas e jurídicas.
Sobre a Bolero International (www.bolero.net)
A Bolero International construiu uma forte reputação e posição de liderança de mercado ao impulsionar a digitalização do comércio global. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologias comerciais, marítimas e em plataformas digitais, temos o conhecimento, a história e a experiência comprovada na ajuda ao setor, capitalizando os benefícios da digitalização.

As nossas soluções de financiamento comercial e conhecimento de embarque eletrónico têm reconhecimento mundial e conectam empresas com seus parceiros de logística e instituições financeiras em todo o mundo.
A Bolero é onde as cadeias de suprimentos físicos e financeiros convergem. Com o Galileo, os nossos clientes podem aceder ao ecossistema digital da Bolero, que é seguro, fiável e totalmente interoperável.

Tags: