Plano Municipal de Combate às Dependências

Report this content

AUTARQUIA DA RIBEIRA GRANDE APRESENTOU PLANO MUNICIPAL DE COMBATE ÀS DEPENDÊNCIAS

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu à cerimónia de apresentação do Plano Municipal de Combate às Dependências, que decorreu no dia 5 de julho na Biblioteca Daniel de Sá.

Na ocasião, o autarca destacou a importância do documento que pretende fazer um retrato da situação atual do concelho, tanto ao nível social, como ao nível das dependências, apontando diversas medidas que se pretende implementar.

“Mais do que um documento, pretendemos partir da teoria para a prática, implementando no terreno as soluções que são preconizadas neste plano”, referiu o autarca.

Perante uma plateia, que contou com a presença de diversas instituições e representantes das juntas de freguesia do concelho, Alexandre Gaudêncio reforçou a importância do trabalho conjunto para se aproveitar as sinergias que daí advêm.

“O trabalho em equipa é cada vez mais importante. Deste plano saltam à vista as diversas respostas sociais que já existem e algumas novas que se pretende criar. O desafio agora é trabalharmos em rede e tirarmos partido do que já existe, sem olhar a cores políticas ou quezilas pessoais”, disse o autarca, após a apresentação do plano.

A apresentação do documento estratégico foi realizada pela Dra. Susete Frias, da ARRISCA (Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores), instituição convidada pela autarquia para liderar este processo atendendo à experiência daquela instituição na temática das dependências.

Durante a sessão de apresentação foram apontadas várias soluções, entre as quais a criação de diversas atividades ao nível da prevenção, tratamento e inserção dos indivíduos sinalizados pelas instituições.

A autarquia prevê que o documento esteja concluído no primeiro trimestre de 2023.

Tags: