Almada celebra 25 de Abril

Imagens

O 44.º aniversário da conquista da Liberdade é assinalado pela Assembleia Municipal de Almada com uma sessão solene, na manhã do dia 25 de abril, a partir das 9 horas, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia.
A partir das 10 horas, as coletividades do concelho realizam o tradicional desfile, no centro de Almada, organizado pelas uniões e junta de freguesia.

Gisela João e Xutos & Pontapés
As comemorações do 25 de Abril começam na véspera, com a inauguração da Mostra Comemorativa do 25 de Abril de 1974 pelos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, na Oficina de Cultura, em Almada.
Na noite de 24 de abril, a partir das 22 horas, Gisela João, uma das mais importantes intérpretes da música portuguesa, sobe ao palco da Praça de Liberdade.
À meia noite o centro de Almada ilumina-se com o já tradicional espetáculo de fogo-de-artifício.
Também os Xutos & Pontapés, banda de culto do rock português, celebram com os almadenses um percurso já com quatro décadas de história.

Canções Possíveis, Poemas Heroicos
Ainda no dia 25 de abril, a partir das 21h30, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça é palco do espetáculo Canções Possíveis, Poemas Heroicos – As Notas e Palavras de Dois “Lunáticos”. Um concerto comemorativo único, com entrada livre, sobre a obra do compositor Fernando Lopes-Graça e do escritor José Saramago, duas personalidades que marcaram a cultura contemporânea erudita de Portugal, com direção musical de Nuno Tavares e composição de André M. Santos.

A imagem das comemorações do 25 de Abril em Almada é da autoria da artista plástica Joana Villaverde.

Programa das comemorações do 25 de Abril

24 de abril
16h: Inauguração da Mostra Comemorativa do 25 de Abril de 1974
Oficina de Cultura, Almada