Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais no Distrito de Setúbal apresentado em Almada

Report this content

Almada recebe, no dia 30 de maio, a apresentação pública do Plano de Operações Distrital – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do Distrito de Setúbal 2018, às 11h, no convento dos Capuchos, Caparica.

Esta é uma iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal.

A presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, e a vereadora com o Pelouro da Proteção Civil na CMA, Francisca Parreira, estarão presentes nesta apresentação pública.

A iniciativa contará com a presença de vários autarcas do distrito de Setúbal, comandantes distritais da GNR e PSP, capitão do Porto de Lisboa, oficiais de ligação ao Centro de Coordenação Operacional Distrital, comandantes das corporações de bombeiros e presidentes das direções das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Distrito de Setúbal, entre outras entidades.

Apresentação da Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2018

Ainda durante o evento, e num segundo momento, a presidente da CMA, Inês de Medeiros, vai apresentar a Operação Floresta Segura, Floresta Verde (OFSFV) 2018.

A OFSFV 2018 materializa o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que consiste num documento estratégico e operacional de vigilância e prevenção de fogos no concelho de Almada, com especial incidência na Área Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

A OFSFV 2018 decorre todo o ano, com maior incidência entre julho e setembro, contando com a participação de várias entidades, nomeadamente Câmara Municipal de Almada – Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços Municipalizados e Água e Saneamento de Almada, Bombeiros Voluntários de Almada, Cacilhas e Trafaria, GNR, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e outras entidades e organizações de voluntários ligados à proteção civil.

As apresentações públicas do DECIR – Distrito de Setúbal e da OFSFV 2018 integram a Semana da Proteção Civil de Almada 2018, que decorre até 3 de junho.

Apresentação pública

- Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais do Distrito de Setúbal