Conferência "Estelas, cemitérios e pessoas: a Idade do Bronze em Trigaches e São Brissos"

Ao longo de 2016, a Câmara Municipal de Beja, em parceria com o Projeto Outeiro do Circo, promoverá um ciclo de atividades em todas as freguesias do concelho destinadas a divulgar o rico património arqueológico da Idade do Bronze no concelho de Beja.

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho de Beja nos últimos anos vieram confirmar a importância que era atribuída a esta região durante o período conhecido como Idade do Bronze (2000 a 800 a.C.). Esta época é claramente marcada pela importância dada à exploração dos ricos recursos naturais deste território e pela sua ocupação extensiva como o provam as centenas de sítios arqueológicos atualmente conhecidos. Ao longo da Idade do Bronze as comunidades que habitaram a região de Beja encontravam-se envolvidas num processo transformador de larga escala que abrangeu todo o Ocidente Peninsular e que implicou uma grande abertura destas populações ao exterior.

As atividades a desenvolver pretendem levar o conhecimento produzido sobre a Idade do Bronze às comunidades que hoje ocupam os mesmos espaços. Assim, o principal objetivo passa pela realização de um conjunto de iniciativas de divulgação que irão ao encontro das populações. Será realizada uma conferência, uma exposição e um percurso pedestre em cada freguesia do concelho de Beja com o intuito de dar a conhecer os “seus” vestígios da Idade do Bronze.

As iniciativas nas freguesias terão início a 15 e 16 de janeiro na União de Freguesias de Trigaches e São Brissos. No dia 15 de Janeiro de 2016, pelas 19h00, Trigaches (Beja) recebe a conferência "Estelas, cemitérios e pessoas: a Idade do Bronze em Trigaches e São Brissos", sessão que marca o início da iniciativa "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja", organizada pela Câmara Municipal de Beja em parceria com a empresa de arqueologia Palimpsesto.

Estas atividades são concebidas pelos responsáveis do Projeto Outeiro do Circo e integram-se num plano de divulgação da Idade do Bronze no concelho de Beja onde irão percorrer as suas 12 freguesias em 2016 com diversas conferências, exposições e percursos pedestres.

Hoje, dia 12 de Janeiro de 2016, pelas 18h30, o Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja recebe uma conferência de apresentação deste tema e do calendário das iniciativas que terão lugar em todas as freguesias do concelho de Beja.

Calendário 2016:

15 Janeiro | Trigaches | Conferência