IV Encontro da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-fazer tradicional: interligar patrimónios

A relação entre tecnologia e património tem-se intensificado nos últimos anos, nas suas diferentes possibilidades que vão do registo à divulgação interativa e experimentação. Se é cada vez mais comum o uso de ferramentas tecnológicas nos trabalhos arqueológico, museológico e de investigação artística, em particular aplicadas ao Património construído, menos direta tem sido a relação estabelecida entre Património cultural imaterial e tecnologia. Neste Encontro propomos um debate inédito, que a partir destes dois conceitos aparentemente impossíveis de harmonizar pretenderá ilustrar e reflectir sobre o potencial desta relação.

A utilização das tecnologias da informação, de fabricação digital e de novos média no contexto atual digital e tecnológico assume um papel essencial, não só enquanto instrumento de divulgação, mas também enquanto ferramenta de fixação de bases de trabalho, de narrativas audiovisuais individuais e coletivas e de ativação social possibilitando múltiplas formas de abordagem, no que diz respeito ao património cultural imaterial.

É neste exercício que este encontro se pretende envolver partindo dos seguintes objectivos:

– Dar a conhecer projetos, integrados na temática do Encontro;

– Contactar e conhecer práticas a nível da salvaguarda do PCI do Sul de Portugal;

– Refletir sobre as potencialidades e desafios da utilização da tecnologia em prol da salvaguarda do Património Cultural Imaterial

PROGRAMA:

9:30H | Abertura: Paulo Arsénio (Presidente Câmara Municipal de Beja), Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora), Ana Paula Amendoeira (Direção Regional da Cultura)

10:10H | Equus e Ecos: cruzamento entre arte, biologia e património imaterial|Rogério Taveira (Universidade de Lisboa)

10:30H | Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO|Paulo Longo (Município de Idanha-a-Nova)

10:50H | Coffee break

11:10H | Inventário do Património Imaterial do Baixo Alentejo: alembraduras|Armanda Salgado (Cidehus/UÉ) e Ida Monteiro (IPB)

11:30H | A lenda da Horta do Cabo | Carlos Alcobia (Universidade de Évora)

12:00H - 12:30H | Debate

12:30H - 14:00H | Almoço

14:00H | Património etnológico e a transmissão crítica dos saberes inactuais | Pedro Prista (ISCTE-IUL)

15:00H | Mesa-Redonda: PCI e tecnologia: potencialidades e desafios

Oradores: Alexandre Matos (Sistemas do Futuro, CITCEM), Ana Carvalho (Universidade de Évora), André Tomé (Centro UNESCO, Beja), José Santos (Entidade Regional de Turismo), Aldo Passarinho (Instituto Politécnico de Beja)

15:30H | Debate

16:30H | Conclusões e Encerramento, com a presença de Paulo Colaço e os “Mocinhos em cante”.

21:15H | Concerto Noturno: Luar da Namorosa

Organização: