Município de Beja associa-se à iniciativa global Hora do Planeta 2016

Foi iniciada a 19 de janeiro a contagem dos 60 dias para que indivíduos, organizações, empresas, cidades e monumentos icónicos de todo o planeta desliguem as suas luzes durante 60 minutos, para assinalar a Hora do Planeta 2016, o maior movimento global pelo ambiente que terá lugar no dia 19 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

Neste dia, entre as 20h30 e as 21h30, a Câmara Municipal de Beja irá desligar a iluminação do Edifício dos Paços do Concelho e do Castelo, incluindo a Torre de Menagem, contribuindo assim para que a maior campanha ambiental do mundo possa continuar a mobilizar milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Este movimento, iniciado pela World Wide Fund For Nature (WWF) ou Fundo Mundial para a Natureza, começou, em 2007, na cidade de Sydney e é celebrado, desde 2009, em Portugal.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 19 de Março de 2016 às 20:30 para mostrarem o seu apoio à acção ambientalmente sustentável. A Hora do Planeta em 2015 chegou a 172 países e territórios, a mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal, 118 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Milhares de milhões de pessoas em todo o mundo apoiaram e celebraram a Hora do Planeta.

Faça brilhar uma luz sobre a acção pelo clima

A campanha deste ano já lançou o vídeo ao som da música - 'A Sky Full of Stars' da banda Coldpaly – que inspira os dois minutos do vídeo que mostra como o movimento da Marcha do Clima juntou milhões de pessoas um pouco por todo o mundo, para encorajar os líderes que estiveram presentes na COP21 em Paris, no mês de dezembro de 2015, ao nível global a tomarem medidas contra as alterações climáticas.

Sobre a WWF

A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com quase cinco milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis ​​seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício.