Patrimónios do Sul aposta em BEJAEDUCA -um lugar onde a descoberta e a diversão ajudam a crescer.

Dirige-se a um público infanto-juvenil entre os 3 e os 12 anos e será um lugar de descoberta, experimentação e diversão em torno de áreas como o Património, Artes e Ofícios , Segurança, Educação, Saúde e Bem-estar, Comunicação, Sociedade, Empreendedorismo, Ciências e Laboratório, Inovação, Sustentabilidade, Natureza e outras formas de Arte.

Ao todo, são mais de 20 experiências protagonizadas por mais de 30 entidades da região.

As casas da nossa história: Num espaço dedicado ao património 5 monumentos de Beja podem ser olhados à lupa, brincados e representados. Vem à descoberta dos patrimónios do sul. | Org.CMB

Beja virtual em 360º: As novas tecnologias permitem-nos viajar virtualmente e redescobrir Beja e o seu património. Com pormenores e recantos somos convidados a entrar no esplendor da cidade. Vem fazer uma foto sozinho ou acompanhado em 360 graus com outro olhar sobre a cidade. | Org. CMB

Espaço Artes e Ofícios: As mãos dos homens já se habituaram desde os primórdios a criar, é este o lugar da criação e exploração de materiais. Com abordagens mais tradicionais ou criativas, os artesãos irão explorar materiais tão diferentes como o barro, buinho ou tintas, abordagens e linguagens diferentes para por as mãos a fazer nascer. Org/ Convidados: CMB; EstóriasTantas, Alexandra Rosa, Mestre Manuel Pica, artesãos do projeto TASA, oleiras de Cabo Verde e alunos do curso de pintura cerâmica, Agrupamento de Escolas nº2

À descoberta do Museu Regional de Beja: Tanta gente lá morou, tantas histórias se podem contar deste museu, tantos azulejos, cores e texturas, de tantos tempos e artistas diferentes. À descoberta da arte podemos também ser artistas de pincel na mão... Org: CIMBAL- Museu Regional de Beja e participação dos alunos do curso de Animação de Turismo, do Agrupamento de Escolas nº2

Agroturismo Xistos e ACOS à descoberta do ciclo da lã: Xistos é um agro turismo sustentável no concelho de Beja e sabe bem a importância da transmissão dos ciclos do mundo rural às crianças. A ovelha e a lã em particular, assume –se como um ingrediente para muitos produtos tradicionais. Vem à descoberta deste património num atelier onde mãos miudinhas experimentam a lã fazem nascer objetos. Org: Agroturismo Xistos e ACOS

Semente, Natureza e MY FARM: Num convite para semear e cuidar de flores e árvores. à descoberta da semente e de todos os elementos para fazer nascer e crescer vida. Org: CMB e MY FARM (projeto inovador de agricultura).

Forças de Segurança em Ação: Num espaço dedicado às forças de segurança as instituições de segurança de Beja, unem-se para dar experiências a todas as crianças que queiram experimentar ser agentes em acção. Inclui percurso de prevenção rodoviário. Org: PSP, GNR, Bombeiros Voluntários de Beja, Proteção Civil Regimento de Infantaria e Cruz Vermelha Portuguesa - Beja

Espaço VIVE MAIS: O desporto e o exercício físico fazem parte do nosso bem-estar. Num jogo com pais e filhos, a brincar ou a experimentar desportos novos acumulamos saúde. Org: CMB

Tesouro da Saúde:Jogar rima com brincar! E aprender rima com vencer! Num jogo de descoberta o maior tesouro é a saúde. Org: ULSBA.

Descobrir, Inovar, criar e imprimir em 3D: Um laboratório de inovação e criação de objectos em 3D. 6Out /14h-21h / pais e filhos a partir dos 6 anos Org: Buinho Creative Hub - FABLAB

Espetáculo Marionetas A PRINCESA ZIAH | 6 OUT. | 17h. Espaço Musica e Artes performativas - Espetáculo de Marionetas A PRINCESA ZIAH, da companhia ERA UMA VEZ. Num formato tradicional o teatro de marionetas sai à rua. Org: Fundação INATEL

Espaço Música e Artes Performativas: É no palco que os actores se transformam em personagens, é no palco que a música invade espaços inteiros. Numa experiência ora como actor, ora como músico vai. Org: CMB, Clave do Sul, Associação Zarcos

Espaço Ciência a La Carte: Num laboratório “cientistas de palmo e meio" vão descobrir muitos segredos – serão servidas experiências de “Ciência a la Carte”. Org. CEBAL

Laboratório do instituto: Podemos questionar o porquê das coisas e na verdade o trabalho em laboratório é uma forma de dar resposta. Precisa-se gente miúda para experimentar e aprender o processo de cura de queijos e noutra prespectiva a visualização microscópica. Org. Instituto Politécnico de Beja

O Alqueva vai ao BEJAEduca: Numa oficina sobre património(s) as crianças podem tocar, observar e refletir sobre o mundo em volta do grande lago. Org: EDIA e alunos do Curso Animação de Turismo - Agrupamento de Escolas nº 2.

Showcooking: Receitas com mimos para ver, cheirar, meter a mão na massa e provar. Org: CMB

À descoberta da Comunicação Social: Porque precisamos comunicar e a experiência num estúdio de televisão, rádio ou imprensa é sempre um desafio. Org: CMB

Projetos na Escola: A escola é feita de projetos, ideias e sonhos construídos entre alunos e professores. Atividades resultantes de projetos realizados nas escolas. Org: Agrupamento de Escolas Nº 1.

Profissões da Água: O mundo é feito de muitas, muitas gotas de água, ora de chuva, ora água para beber. Numa área experimental a criança apreende como se desenvolve o trabalho desta entidade. Org: EMAS

Gerar energia a pedalar: Numa experiência inovadora a criança pode pedalar e gerar energia. A bicicleta como gerador de energia sustentável. Org: CMB

Traga as suas crianças para se divertirem e aprenderem nos mais de 20 espaços que preparámos para si.

PARA PAIS E FILHOS DOS 3 AOS 12 ANOS | ENTRADA GRATUITA

HORÁRIO

Dia 4 - quinta | 17h00-22h30

Dia 5 - sexta| 11h00-13h00 | 14h00-22h30