A cidade de Beja tem um papel relevante na área cultural, e as opções estratégicas assumidas pelo Município conferem a Beja uma responsabilidade nas boas práticas de salvaguarda, conservação, gestão, difusão e educação no que diz respeito ao Património Imaterial. Esta responsabilidade terá repercussões diretas nas diferentes áreas do Património Imaterial, nomeadamente na música tradicional, em especial no que diz respeito ao Cante, na literatura e histórias orais, bem como, em outras áreas que se venham a individualizar.

Considerando que a lógica de trabalho conjunto e de network entre as diferentes comunidades, instituições, investigadores, artistas, músicos e sociedade civil, é fundamental para potenciar o papel dos aspetos culturais intangíveis no desenvolvimento sustentável, harmoniosos e coeso das comunidades e no enraizar o sentimento de pertença dos indivíduos, é estabelecido o Protocolo de Cooperação  para a Criação do Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja.

Está agendada para segunda-feira, dia 6 de Junho, pelas 10h30, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação para a Criação do Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial em Beja que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Grupo Coral Cantadores do Desassossego fará a abertura desta sessão que contará com a presença da Embaixadora Ana Martinho da Comissão Nacional da Unesco, do Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento Nazim Ahmad, da Dra. Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura, da Prof. Maria Calado, Presidente da Direção do Centro Nacional da Cultura, do Sr. Francisco Lourenço Teixeira da MODA - Associação do Cante Alentejano, do Prof. Luis Manuel Pacheco Marques Cruz Cunha do CENA - Sindicato dos Músicos e Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual e do Sr. Manuel Fialho Presidente da Confraria Gastronómica do Alentejo que serão recebidos pelo Eng. João Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Beja.

No final, Fernando Villafuerte Medina, Diretor do CRESPIAL (Centro de Categoria 2 da UNESCO para o Estudo e Salvaguarda do Património Imaterial da América Latina) dará uma palestra sobre Património Imaterial.