Hospital de Santa Luzia referenciado para receber utentes do distrito de Évora

Os utentes do distrito de Évora podem escolher entre o Hospital de Santa Luzia, em Elvas e o Hospital de Évora para reencaminhamento hospitalar. A referenciação do Hospital de Santa Luzia foi aprovada por despacho do Ministério da Saúde, o que possibilita aos utentes, em articulação com os médicos de família, optar entre os dois hospitais para consultas de especialidade hospitalar.

“Até agora, os utentes do distrito de Évora tinham de ser enviados, pelos médicos de família, para consultas de especialidade hospitalar, para o hospital de Évora”, situação que se alterou desde o início de maio, podendo “os médicos de família dos concelhos do distrito de Évora, em articulção com os utentes, optar entre o Hospital de Évora e o Hospital de Santa Luzia”, esclareceu o autarca de Elvas, Nuno Mocinha, em conferência de imprensa, ontem dia 17 de maio.

O autarca adianta que se trata de “uma vitória muito importante para Elvas, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo, mas também é um triunfo para os profissionais de saúde do Hospital de Santa Luzia, pois assegura o crescimento da unidade hospitalar elvense”, referindo ainda que é seu desejo a passagem do atual Serviço de Urgência Básica para um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica”. “Reconheço tratar-se de um desejo difícil de concretizar, em especial num período em que as dificuldades financeiras se mantêm, o Ministério da Saúde tem de gerir com grande rigor o seu orçamento e o Serviço Nacional de Saúde tem solicitações do País inteiro”, afirma Nuno Mocinha.

O Hospital de Santa Luzia recebe hoje, pelas 12 horas, a visita do Secretário de Estado de Saúde, Manuel Delgado, por ocasião da apresentação do projeto de Intervenção no Hospital de Santa Luzia.