Assembleia Municipal Jovem de Felgueiras reuniu pela primeira vez

Os jovens felgueirenses têm um novo espaço para apresentarem necessidades, debaterem estratégias e para se tornarem em cidadãos mais ativos e intervenientes na comunidade, ampliando, desta forma, a sua participação cívica.

A primeira reunião da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), realizou-se ontem, dia 04 de junho, no Auditório da Câmara Municipal e contou com a participação de 44 jovens do ensino básico e secundário que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho: Agrupamento de Escolas de Airães; Agrupamento de Escolas de Idães; Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos; Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa; Agrupamento de Escolas da Lixa e Escola Secundária de Felgueiras.

Na cerimónia, presidida pelo presidente da Assembleia Municipal, Alfredo Alves, foram eleitos o primeiro e segundo secretários da AMJ.

A sessão pública contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, o qual mencionou o objetivo da criação deste  órgão, instalado  na cerimónia das comemorações dos 50 anos do 25 de abril: “Pretendemos nestas reuniões de trabalho criar oportunidades aos jovens participantes para promover um crescimento saudável experimentando e vivendo diferentes papéis na sua vida ativa, possibilitando o desenvolvimento de competências, nomeadamente, a reflexão crítica sobre o mundo e sobre o seu futuro e o futuro da comunidade onde se inserem, a resolução de problemas da vida social, uma melhor gestão de conflitos.”

Esta primeira reunião culminou com a colocação de questões apresentadas pelos deputados da AMJ ao presidente da Câmara Municipal e que se prenderam, sobretudo com assuntos relevantes para o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino que frequentam.