Comemoração dos 30 anos da Elevação de Felgueiras à Categoria de Cidade

O património do passado, a obra e a dinâmica do presente e os projetos para o futuro marcarão as comemorações, através de uma exposição que estará patente na Praça de República, de 13 de julho a 14 de agosto e de um programa que destaca essencialmente Felgueiras e os Felgueirenses.

“30 anos, 30 dias 30 atividades” é o mote para a comemoração do 30º aniversário da cidade, cuja programação destaca temas que evidenciam a História, a Cultura, o Património, a Arquitetura e um pouco do Plano de Desenvolvimento para Felgueiras.

Para assinalar a data, e na impossibilidade de este ano se puderem realizar atividades que fomentem a concentração de um elevado número de pessoas, está programado a realização de 30 iniciativas, que se desenvolverão tendo em conta as orientações da Direção Geral de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, realça que  “numa altura em que estamos impedidos de organizar atividades  (nos moldes habituais)  que promovem o nosso património, os nossos grupos musicais, as nossas associações culturais, preparamos um programa que nos permite divulgar este nosso património,  através dos meios digitais”.

O autarca destaca, ainda, que este programa dará corpo ao projeto “Praça das Artes”, o qual , por sua vez,  irá ser descentralizado levando atividades culturais a várias freguesias do concelho.

Nuno Fonseca enfatizou, ainda, que este ano,  será também assinalado o 30º aniversário da elevação de Barrosas a vila “com uma cerimónia singela,  marcado pela atuação dos MAAT Saxofone Quartet e Pedro Moreira e Fernanda Martins,  dando palco a artistas e músicos locais”, apelando a todos para que assistam ao concerto em direto, no dia 13 de julho, pelas 21h00 através da página de Facebook da Câmara Municipal.

As comemorações iniciam no dia 13 de julho com o hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho, segue-se uma visita à exposição denominada “Felgueiras: de Villa a Cidade”, que retrata os factos mais relevantes desde a elevação de Felgueiras a Vila até à elevação à categoria de Cidade.  A exposição estará patente de 13 de julho a 14 de agosto na Praça da República. ÀS 21h00 poderá assistir, nas redes sociais, ao concerto de comemoração do 30 º aniversário da elevação de Barrosas a Vila, seguindo-se uma sessão de fogo de artificio transmitida também nas redes sociais.

Conheça o programa:
Cidade de Felgueiras 30 anos, 30 dias 30 atividades (Praça das Artes) nos meios digitais da autarquia.