Felgueiras destaca-se no XANTAR – Galiza com Mostra Etnográfica alusiva ao Festival do Pão de Ló e ao Cortejo das Flores - Câmara Municipal de Felgueiras (cm-felgueiras.pt)

A participação de Felgueiras no XANTAR 2021 - 22º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, realizado na Galiza, Espanha, foi um sucesso. O município de Felgueiras integrou o espaço do Turismo do Porto e Norte de Portugal para participar neste evento, que foi adiado de fevereiro para novembro devido à COVID-19, e apresentou várias ações para promover a oferta turística, a atividade empresarial que lhe está associada, a identidade cultural e a marca Felgueiras. A participação no evento integrou vários agentes económicos de Felgueiras visando a sua capacitação, a identificação de boas práticas e a oportunidade para contactos/negócios das empresas do turismo e do setor agroalimentar.

Destacou-se a Mostra Etnográfica dedicada à promoção do Festival do Pão de Ló e do Cortejo das Flores. Esta ação contou com a colaboração de vários ranchos folclóricos locais (Casa do Povo de Jugueiros, Lavradeiras da Lixa, Longra, Margaride - Felgueiras, St.ª Luzia de Airães, St.º André de Friande, S. Martinho de Penacova e Varziela).  Esta animação cultural integrou o ato oficial de inauguração do XANTAR 2021, seguindo-se um desfile por todo o recinto da feira e o acolhimento da comitiva oficial e da comunicação social no espaço do Turismo do Porto e Norte. Neste momento foi também servido um Verde d` honra, foi provado o Pão de Ló de Margaride e feita a oferta das flores que as raparigas felgueirenses carregaram nos  açafates à cabeça, tal como o fazem ao subir o monte de St.ª Quitéria no dia de S. Pedro. Esta iniciativa despertou muito interesse do público, dos operadores turísticos e da comunicação social, sendo que a TV Galiza transmitiu o momento em direto. Foi muita a imprensa Espanhola que destacou Felgueiras, como é exemplo a capa que o jornal La Regiôn escolheu (a mostra etnográfica) para ilustrar a presença de Portugal no evento.

O Restaurante Quinta da Laranjeira apresentou um showcooking dedicado ao Bacalhau à Felgueiras numa harmonização com Vinho Verde de Felgueiras. A crítica foi muito positiva quer em relação ao Bacalhau quer aos Vinhos Verdes de Felgueiras, concelho que é o maior produtor da região e que exporta para mais de 30 países.

No contexto da promoção turística foi apresentado novo material promocional incluindo o Flyer dos Eventos de Gastronomia e Vinhos 2022.

Home - VisitFelgueiras - Portal Oficial de Turismo de Felgueiras