Felgueiras prepara vacinação aos grupos populacionais de maior risco

O Município de Felgueiras reuniu, esta tarde, com a Autoridade de Saúde Local, o ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, as Juntas de Freguesia e as IPSSs com Centro de Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio ao Domicílio para preparar a próxima fase de vacinação da população no concelho.

A articulação em rede de todas as entidades envolvidas é fundamental para a identificação de utentes com condições específicas como isolamento social, dificuldades de transporte, situação de dependência ou dificuldades de mobilização, não inscrição no SNS ou inexistência de telemóvel ou dificuldades de utilização do mesmo.

“A ideia é que ninguém pertencente aos grupos prioritários fique fora desta fase de vacinação”, afirmou a Vereadora da Saúde, Rosa Pinto, ressalvando o papel das entidades: “As Juntas de Freguesia e as IPSSs estão diariamente no terreno e detêm, por isso, uma responsabilidade social no reconhecimento e identificação de casos de isolamento ou de falta de retaguarda que ajude os utentes a usufruírem deste direito à vacinação”. Após a identificação dos casos prioritários, estes serão comunicados pelo Município ao ACeS, o que permitirá cruzar todos os dados e diminuir, por isso, o risco de exclusão de utentes.

Salienta-se que o processo de vacinação contra a COVID-19 dirigido às corporações de bombeiros tem início ainda esta semana.

Felgueiras prepara vacinação aos grupos populacionais de maior risco - Câmara Municipal de Felgueiras (cm-felgueiras.pt)