Meio milhar de alunos e idosos aderiram ao Dia da proteção civil

As atividades do Dia Internacional da Proteção Civil, promovidas pela Câmara de Oliveira de Azeméis, tiveram uma elevada adesão da população.

Cerca de 500 jovens e idosos participaram nas ações que se desenrolaram na Praça da Cidade, em parceria com diversas entidades e organismos.

As atividades envolveram rastreios clínicos, demonstrações práticas de 1ª intervenção e técnicas de desencarceramento, suporte básico de vida, desobstrução de vias aéreas e apresentação de filmes alusivos à proteção civil.

Nestas ações foram efetuadas 340 demonstrações práticas junto de alunos das escolas EB 2,3 Bento Carqueja, de Carregosa, Pinheiro da Bemposta, escola Comendador Ângelo Azevedo e escola secundária Ferreira de Castro.

As comemorações incluíram ainda um simulacro de incêndio na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e a ação de sensibilização «Proteção Civil e acidentes domésticos: cuidados especiais com a pessoa idosa» com a participação de 117 utentes das instituições da Comissão de Melhoramentos de Azeméis, Santa Casa da Misericórdia, Associação de Solidariedade Social de Loureiro, Programa Viver Melhor – Santiago de Riba Ul e Cucujães, Comissão de Melhoramentos de Ossela, ADCS Drª Leonilde Aurora A.S. Matos e Associação de Solidariedade Social de Macieira de Sarnes.

Segundo a organização, o balanço é positivo e ficou clara, nos inquéritos realizados, a satisfação dos participantes nas ações desenvolvidas.

As comemorações organizadas pela autarquia tiveram a parceria da Comissão Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Cucujães), Bombeiros de Oliveira de Azeméis e Fajões, Centro local da Seguração Social, divisão municipal de Educação, GNR (Escola segura), ACES do Entre Douro e Vouga – Aveiro Norte II e Santa Casa da Misericórdia.