Mini políticos apresentam propostas de preservação do património concelhio

Integrado nas comemorações do 29º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis ao estatuto de cidade, realizou-se, esta manhã, no cine-teatro Caracas, a VI Assembleia Municipal «Políticos de Palmo e Meio».A iniciativa, que contou com a presença de cerca de duas centenas de alunos do 4º ano de escolaridade, teve como objetivo a realização de uma assembleia em que os mais pequenos, enquanto «deputados», foram os principais intervenientes.Sob a temática «Eu quero contribuir para a preservação do património histórico e cultural da minha freguesia», os mini deputados, que desde o início do ano letivo trabalharam no projeto educativo para a cidadania, apresentaram propostas para a modernização e requalificação de alguns espaços e propriedades, tais como a Ponte de Cavaleiros, em Santiago de Riba-Ul, o antigo edifício da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e a Casa Sequeira Monterroso, na cidade.O projeto promovido pela autarquia desde 2006 pretende ainda promover aprendizagens contempladas no currículo do 1º ciclo do ensino básico, fomentar a formação cívica dos alunos, o conhecimento do concelho e dos órgãos executivos.No total estiveram envolvidas 10 turmas do 4º ano e seis escolas pertencentes aos agrupamentos de Escolas Soares Basto – EB1 Oliveira de Azeméis nº1; Dr. Ferreira da Silva – EB Maria Godinho, EB Largo da Feira e EB e Secundária Dr. Ferreira da Silva; Agrupamento de Loureiro – EB1 de Palmaz e Agrupamento Ferreira de Castro – EB1 da Ponte.Como prémio de participação no projeto, os mini deputados vão visitar a Assembleia da República e o Oceanário, em Lisboa, no próximo dia 24 de maio.Para o próximo ano letivo o tema já está escolhido: A indústria na minha freguesia, que futuro?