Mini políticos votam em assembleia a preservação do ambiente

Mais de centenas de alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Oliveira de Azeméis participaram esta manhã na assembleia municipal «Políticos de Palmo e Meio» reclamando por um ambiente mais saudável.

Os «mini deputados», enquanto protagonistas da 5ª edição da sessão municipal, debateram um conjunto de questões relacionadas com «A preservação do ambiente: o que podemos fazer a nível local?».

A limpeza dos rios e florestas, a requalificação dos espaços verdes, o saneamento, a substituição da iluminação atual pela tecnologia LED, a criação de ciclovias e a colocação de ecopontos nos recintos escolares foram algumas das propostas apresentadas pelo ciclo de eleitores dos agrupamentos Bento Carqueja, Comendador Ângelo Azevedo, Pinheiro da Bemposta/Palmaz/Travanca, Cucujães e Fajões.

Para o presidente da autarquia, «esta é uma iniciativa acarinhada e que por esse motivo se desenvolve todos os anos».

«É importante que os mais pequenos possam perceber o funcionamento dos órgãos municipais e expor as suas preocupações e anseios», afirmou Hermínio Loureiro.

As propostas e questões apresentadas na assembleia, consideradas pertinentes pelo presidente da autarquia, foram aprovadas por unanimidade.

«Fico satisfeito por verificar que estas crianças analisaram as situações mais prementes do concelho ao nível da proteção e preservação do ambiente».

O projeto «Políticos de Palmo e Meio» começou a ser delineado em Novembro de 2010 com a eleição dos deputados nas escolas e dos elementos da mesa da Assembleia.

Para o próximo ano, o projeto, que tem como objetivo a promoção de aprendizagens incluídas no currículo do 1º ciclo do ensino básico abordará o património histórico e cultural das freguesias.