Boletim Especial: 17 a 23 de junho

O artista italiano Pippo Delbono vai preparar a estreia da produção teatral “Amore” com um conjunto de ensaios a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi, entre os dias 17 de junho e 3 de julho.

Os ensaios da nova criação de Pippo Delbono enquadram-se na estratégia da Câmara Municipal de Setúbal de afirmação da marca Cidade da Criação Artística e no programa cultural “Rota Clandestina”, com direção de Renzo Barsotti, que consiste na realização de residências artísticas por parte de companhias e artistas nacionais e estrangeiros em Setúbal.

Com este conjunto de ensaios no Fórum Municipal Luísa Todi, o artista italiano dá início à preparação da peça “Amore”, que contará no elenco com atores portugueses, sobre a busca pelo amor que conduz a vida das pessoas.

“Quero tentar levar para o teatro algo que comunique esse amor, tendo como ponto de partida uma terra como Portugal, ta~o profundamente caracterizada por um imagina´rio melanco´lico, pungente e elegi´aco”, sublinha Pippo Delbono.

Este espetáculo tem como coprodutores associados, além da Câmara Municipal de Setúbal, o São Luiz Teatro Municipal, Pirilampo Artes Lda, e Ministério da Cultura, de Portugal, Fondazione Teatro Metastasio di Prato, de Itália, Teatro Coliseo, Buenos Aires, Instituto Italiano di Cultura di Buenos Aires, ItaliaXXI, da Argentina, The´a^tre de Lie`ge, da Be´lgica, Les 2 Sce`nes – Sce`ne Nationale de Besanc¸on, de Franc¸a, e Ministero della Cultura, de Itália.

Paralelamente, decorre no Cinema Charlot – Auditório Municipal o Ciclo Pippo Delbono, de entrada gratuita, sempre a partir das 20h00, com a exibição de quatro registos em vídeo de peças de teatro criadas pelo artista italiano, com legendas em português.

A primeira sessão, no dia 21 de junho, na qual será exibido “Questo Buio Feroce”, produção de 2006, conta com a presença do autor para uma conversa com o público.

Seguem-se, a 23, “Dopo la Battaglia”, de 2011, a 28, “Orchidee, de 2013, e no dia 30, “Vangelo”, de 2016.

Pippo Delbono é um dos artistas mais apreciados e representados na Europa, com um trabalho caracterizado pela participação de pessoas que vêm de situações sociais de marginalização e que se tornaram membros estáveis do grupo de trabalho, dando vida a uma experiência cénica única.

MÚSICA

NO TEMPO DE LUÍSA TODI – RECITAL DE CANTO E PIANO
A soprano Rita Marques, ao lado do pianista Yan Mikirtumov, é o nome em destaque no espetáculo do ciclo Convento ConVida.
Igreja do Convento de Jesus
Informações: bilhetes à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus

4 € | c/ reserva
SIMEON WALKER
Concerto do ciclo Desencontros com o compositor e pianista britânico.

DANÇA

DANÇA 55+
Aulas abertas de danças sociais para pessoas com mais de 55 anos, todas as quartas-feiras. Evento do projeto “Dança 55+”, em formato online.
Inscrições: geral@oridanza.pt
Org.: CMS | Associação Oridanza – Cultura em Movimento

LAZER

20 DOM
10h00 // 20h30
SOLSTÍCIO DE VERÃO NO MOINHO DA MOURISCA
Inclui as atividades para os mais novos “Desenhos e Rabiscos”, com o convidado António Marchado, e o passeio “I Sado KID’S – Safari Fotojuvenil”, ambos entre as 10h00 e as 12h00, com inscrições gratuitas. À tarde, das 16h00 às 20h30, decorre o “Sunset Real Gin”.
Moinho de Maré da Mourisca
Inscrições: https://visitsetubal.com
Informações: 265 783 090 | 914 162 354 | turismo.setubal@mun-setubal.pt
Org.: CMS | ICNF | RNES/Natural.PT
Parceria: Real Gin

10h30 // 14h30
35 € | geral
20 € | 4 // 12 anos
Gratuito | até 4 anos
ROTA DOS GOLFINHOS – ROTA DA BAÍA MAIS BELA
Cruzeiros diários numa das mais belas baías do mundo. Em Setúbal, o embarque é feito na Doca de Recreio das Fontainhas.
Informações: 962 405 933
Org.: TroiaCruze

CINEMA

17 // 22
4,5 € | geral
3,5 € | estudantes, cartão jovem e + 65 anos
SUPERNOVA (estreia nacional)
De Harry Macqueen, com Colin Firth, Stanley Tucci, Pippa Haywood
Drama/romance | M/14 anos
Há mais de duas décadas que Sam e Tusker partilham um amor e uma cumplicidade profundos. Quando um deles é diagnosticado com demência, que se manifesta numa perda gradual de memória, entram num caminho sem retorno. Para aproveitar o tempo que lhes resta, decidem dar início à grande aventura das suas vidas. Alugam uma autocaravana e partem em direção aos lugares e pessoas que mais marcaram as suas vidas
Ter, qui e sex, às 21h00
Sab e dom, às 16h00 e às 21h00
Nota: as habituais sessões dos dias 21 e 23 não se realizam.

17 // 18
4,5 € | geral
3,5 € | estudantes, cartão jovem e + 65 anos
PRAZER, CAMARADAS!
De José Filipe Costa
Histórico/documentário | M/12 anos
Filme que junta histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas no pós-25 de Abril de 1974, contadas por portugueses e estrangeiros que as viveram. Na trama, alguns dos atores são as pessoas que, em 1975, vieram ou regressaram a Portugal para participar na revolução.

Gratuito | c/ inscrição
MÁRIO ELOY, UM PINTOR EM FUGA
Visionamento na de documentário produzido pela RTP, com execução da Zebra Produções de Filmes, Lda., e realizado por Luís Matos, no âmbito da exposição temporária “Uma Família de Artistas no século XX Em Portugal. Mário Eloy (pai), Mário Eloy (filho), Sérgio Eloy. Pintura e Fotografia”.
Galeria Municipal do 11
Inscrições (15 participantes): Museu de Setúbal/Convento de Jesus | 265 537 890

TEATRO

17 QUI
COM AMOR, PAPEL, MANTEIGA E MARCADOR
Criação de Susana Cecílio, que fala de desencontros, de amizade e de solidão, em 45 minutos de poesia.

21 SEG
QUESTO BUIO FEROCE
Exibição de um registo em vídeo do espetáculo cénico da autoria Pippo Delbono, no âmbito do ciclo Pippo Delbono, inserido no programa municipal “Rota Clandestina”. A sessão conta com a participação do autor para uma conversa com o público.

23 QUA
DOPO LA BATTAGLIA

25 € | jovens e adultos
30 € | crianças
TEATRO TOMA
Oficinas de teatro com José Nobre, para jovens dos 12 aos 18 anos, aos sábados, das 08h30 às 10h00, e para adultos, aos domingos, das 10h00 às 12h00. Ao domingo, há oficinas para crianças dos 6 aos 11, com Mila Belo, das 11h00 às 12h00, em formato online.
Informações: 918 568 652 | 966 587 771 | associado.toma@gmail.com
Org.: TOMA

18h30 // 20h00
AULAS DE TEATRO
Formação por Olavo Nóbrega, às terças e quintas, do Projeto Marca d’Água.
Centro Comunitário UFS
Avenida General Daniel de Sousa, 14
Informações: 964 061 182 | a.ardente@gmail.com
Org.: Água Ardente – Produções Teatrais

ENCONTROS

18 SEX
Gratuito | c/ reserva
TERTÚLIA AJA
Sessão de maio do ciclo de Tertúlias AJA.
Org.: CMS | AJA

A CASA DA POESIA CONVIDA
O ciclo de encontros da Casa da Poesia dá voz a mais um convidado.
Biblioteca Municipal
Serviços Centrais

EXPOSIÇÕES

ATÉ 24 JUN
MUSICALIDADES
Exposição de pintura de Madureira Pais.
Espaço das Artes
Ter e dom, das 16h00 às 19h00
Org.: Artiset

ATÉ 27 JUN
RASGO
Mostra de trabalhos dos artistas Rita Melo, Ricardo Crista, Ana Isa Férias, Rita Cascais, Teresa Melo e Vítor Joaquim, no âmbito do projeto Mural 18 – Programação Cultural em Rede. Inauguração às 17h00 e disponibilidade para visitas nos dias 13, 19, 20, 26 e 27 de junho.
A Gráfica – Centro de Criação Artística
Das 14h30 às 18h30
Org.: CMS | Mural 18

ATÉ 26 JUN
GENTES E BICHOS
Exposição de fotografia e de escultura em barro a retratar gentes de longas e duras vidas, com rostos marcados pelo trabalho, por Gilberto Fonseca e Maria Adelaide Fonseca.
Biblioteca de Azeitão
Seg a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sab, das 14h00 às 18h00

ATÉ 17 JUL
UMA FAMÍLIA DE ARTISTAS NO SÉCULO XX EM PORTUGAL
Três gerações de artistas. Pai, filho e neto. Três gerações atormentadas pela hereditariedade de uma doença degenerativa tão rara quanto incapacitante.
Galeria Municipal do 11
Ter a sex, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Sab, das 14h00 às 18h00

ATÉ 24 JUL
DESCONFINAR-TE
Mostra de artes plásticas de Ivan Nascimento. Inauguração às 16h00.
Casa Bocage
Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sab, das 15h00 às 19h00

ATÉ 03 SET
SETÚBAL E AZEITÃO NA GRAVURA OITOCENTISTA
Mostra composta por 34 imagens selecionadas por José Pacheco.
Biblioteca Municipal
Serviços Centrais
Seg a sex, das 09h00 às 19h00
Sab, das 14h00 às 19h00

ATÉ 26 SET
LITOGRAFIA, UMA ARTE EM SETÚBAL
Exposição documental representativa de uma arte outrora existente e muito importante em Setúbal. Evento realizado no âmbito da divulgação dos documentos com história existentes no Museu do Trabalho Michel Giacometti e inserido nas comemorações dos 47 anos do 25 de Abril.
Museu do Trabalho Michel Giacometti
Ter a sex, das 09h30 às 18h00
Sab e dom, das 14h00 às 18h00

DESPORTO

19 // 20
Sem presença de público
FINA MARATHON SWIMMING OLYMPIC GAMES QUALIFICATION TOURNAMENT 2021 – SETÚBAL
Setúbal e a baía do Sado são anfitriões, pela terceira vez, de uma prova de qualificação para os Jogos Olímpicos dos atletas da modalidade de natação em águas abertas. A prova feminina realiza-se no dia 19 e a masculina a 20. Evento com transmissão pela Sporttv.
Parque Urbano de Albarquel
Org.: CMS | Federação Internacional de Natação | Federação Portuguesa de Natação

ATÉ 30 JUN
09h00 // 11h00
10h00 // 12h00
15h00 // 17h00
ATIVAMENTE NO PARQUE
Treino de condição física, às segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã, e às terças e quintas-feiras, à tarde, no Parque do Bonfim, Moinho de Maré da Mourisca, Azeitão Bacalhôa Parque e Parque Verde da Bela Vista, e aula de chi kung, às segundas e sextas, de manhã, no Parque de Vanicelos.
Informações: 265 548 234 ou 265 548 235

(CON)CURSOS

20 DOM
10h00 // 20h00
XVI MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA
Os participantes são desafiados a captar imagens em vários locais do concelho, numa edição com o tema “O Espírito do Tempo”.

ATÉ 07 JUL
18h00 // 21h00
VIAGEM SENTIMENTAL
O coreógrafo e bailarino Francisco Camacho conduz uma residência artística centrada numa reflexão e investigação visual de vários locais de Setúbal, com base em histórias e depoimentos da comunidade. O resulta estreia em julho na terceira edição da MAPS – Mostra de Artes Performativas de Setúbal.
A Gráfica – Centro de Criação Artística
Org.: Francisco Camacho
Apoio: CMS

ATÉ 11 JUL
1.º CONCURSO SETÚBAL VOZ PARA JOVENS CANTORES DE ÓPERA
Novo evento, dirigido a jovens nascidos entre 2000 e 2006 em Setúbal ou que residam atualmente no concelho, apresenta e promove novos talentos artísticos do concelho na área do canto lírico.
Org.: Associação Setúbal Voz
Parceria: CMS
Apoio: UFS | JFSS | SetulGeste | Secil
Inscrições (até 20 de maio): concurso.opera.sv@gmail.com

ATÉ 27 FEV 2022
09h30 // 13h00
25 € | c/ inscrição
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS
Workshop de prevenção da violência sexual contra crianças, dirigido a pais e mães e adultos cuidadores, com o objetivo, entre outros, de capacitar para a promoção da prevenção, partilhando orientações, ferramentas e estratégias para aplicar no quotidiano e na educação das crianças. O workshop é realizado pela plataforma Zoom, cujo link é posteriormente disponibilizado pela organização.
Org.: Quebrar o Silêncio
Inscrições: https://forms.gle/Cct2Xxqqn8XprPzH7 (mínimo de 6 participantes | máximo de 10 participantes)
Informações: 915 340 249 | info@quebrarosilencio.pt

09h30 // 13h00
25 € | material
PINTURA
Atelier de pintura e recuperação de peças antigas ou usadas em diferentes técnicas, aos sábados.
Monte da Elvira, n.º 1
Informações: 919 120 190
Org.: Renov’art

09h30 // 12h00
+RUMOS
Sessões de acompanhamento e orientação formativa e profissional para jovens dos 15 anos 35 anos, às terças.
Casa do Largo
Inscrições: 265 421 082 | dijuve@mun-setubal.pt
Org.: IEFP | CMS

BICHO DE 7 CABEÇAS
Círculo de partilha e entreajuda sobre saúde mental dirigido a jovens, pela psicóloga Beatriz Franco, com sessões aos sábados.
Casa do Largo
Inscrições: https://.tinyurl.com/bicho7cabecas

16h00 // 19h45
CTRL + [E]STUDO
Sessões de estudo acompanhado de várias disciplinas dirigidas a alunos do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, a decorrer às terças e quintas-feiras, em formato online.
Inscrições: https://tinyurl.com/265queroaprender

INFANTOJUVENIL

LITERATURA JUVENIL
O Grupo de Leitura Juvenil analisa obras de literatura para o público mais novo, no âmbito das Comemorações do Dia da Criança.
Biblioteca de Azeitão

PEQUENOS JOVENS ARTISTAS
Oficina de iniciação à pintura com Margarida Rodrigues, para crianças dos 8 aos 14 anos, aos domingos, das 10h00 às 13h00.
Espaço das Artes
Inscrições: 918 928 573
Org.: Artiset

BIBLIOTECA VIRTUAL
Livros digitais gratuitos na “Biblioteca Online”, leituras participativas em “Leitura em Voz Alta”, às 17h00, cantinho da leitura com histórias para todas as idades “Hora do Conto”, às 12h00, descoberta de autores portugueses e estrangeiros em “Vamos Conhecer…”, às 14h00, e partilha de leituras em “Sugestão de Leitura”, às 15h00, aos domingos.
Biblioteca Online: http://www.mun-setubal.pt/biblioteca/
Leitura em Voz Alta (envio de vídeos): biblioteca@mun-setubal.pt

ROTEIRO GRÁFICO PARA CRIANÇAS
Visitas guiadas para crianças de 6 e 7 anos em que exploram, através de desenhos, a cultura material exposta no espaço museológico.
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Informações: 265 239 365
Org.: MAEDS/AMRS

Ano letivo
ANIMAÇÕES NA BIBLIOTECA
Animações de leitura “O Peixinho Descontente”, inspirada em histórias e textos poéticos relacionados com o mar, e “Desculpa!... Por acaso és uma Bruxa?”, sobre um gato à procura de uma bruxa, oficina de escrita criativa “Baú das Histórias”, Cantinho da Leitura “1,2,3… Um Conto de Cada Vez”, na Biblioteca Municipal (Serviços Centrais e Polos) e na Biblioteca de Azeitão, a qual também tem Grupo de Leitura Juvenil, e visita guiada “Biblioteca Viva”, nos Serviços Centrais.
Inscrições: 265 537 240

1431/2021 Fim