Câmara Municipal de Setúbal lamenta morte de Manuel Fernandes

Setúbal, 28 de junho (DICI) – A Câmara Municipal de Setúbal lamenta o falecimento de Manuel Fernandes, antigo avançado e treinador do Vitória de Setúbal e figura maior do Sporting Clube de Portugal, ocorrida ontem, aos 73 anos, devido a doença prolongada.

O antigo internacional português, que se destacou ao serviço dos leões, onde fez 433 jogos e marcou 265 golos, era também um homem com profundas ligações ao Vitória Futebol Clube, onde terminou a sua carreira como jogador, na época de 87/88, e onde deu início ao seu percurso como treinador principal.

Manuel Fernandes conquistou dois Campeonatos Nacionais (1979/1980 e 1981/1982), duas Taças de Portugal (1977/1978 e 1981/1982) e uma Supertaça (1982) pelo Sporting.

Somou ainda trinta internacionalizações e sete golos pela Seleção Nacional. Foi por uma vez Bola de Prata (melhor marcador do campeonato português, em 1985-86).

Manuel Fernandes destacou-se também como treinador de futebol. Orientou Sporting, Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel, ASA (Angola) e União de Leiria.

O Vitória foi o clube que comandou mais vezes (sete), em quatro momentos diferentes, e onde também encerrou a carreira de técnico.

A Câmara Municipal de Setúbal apresenta sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes.