Executivo assinala abertura do ano letivo em Casal de Bolinhos

Setúbal, 13 de setembro (DICI) – O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou hoje a colaboração entre município, juntas de freguesia e comunidade educativa, à qual desejou um bom ano letivo, numa visita ao Jardim de Infância de Casal de Bolinhos, em Azeitão.

O autarca visitou o estabelecimento de ensino na companhia da vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, que tem o pelouro da Educação, da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, de dirigentes do departamento municipal de Educação e Bibliotecas e da diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, Gisélia Piteira, para simbolicamente assinalar o início do ano letivo no município de Setúbal.

Depois de afirmar que “no início de um ano letivo há sempre acertos a fazer”, André Martins sublinhou que “a partir de agora” vão ser retomadas as visitas a “todas as escolas” do concelho, sempre “com o envolvimento da comunidade educativa”, nomeadamente professores, auxiliares de ação educativa e pais.

“Todos em conjunto, com a Câmara Municipal, os técnicos da Câmara Municipal e as juntas de freguesia, encontramos sempre as soluções para que as nossas crianças e os trabalhadores das escolas se sintam melhor ao longo de um ano letivo” e “para que as crianças de hoje possam ser os homens e as mulheres de amanhã, que saibam encontrar caminhos para continuarmos a viver um futuro cada vez melhor e promissor”, afirmou.

Após visitar as duas salas de pré-escolar do Jardim de Infância de Casal de Bolinhos, André Martins notou que agora estão a ser feitos “os últimos acertos para que isso venha a acontecer” e concluiu com o desejo de um bom ano letivo “a toda a comunidade educativa”.

Carla Guerreiro notou que a abertura do ano letivo era feita “com muita alegria” naquele “jardim de infância da Câmara Municipal” e destacou “todas as obras, todos os melhoramentos que as juntas de freguesia, em articulação com a Câmara Municipal, fazem” para que as crianças “tenham bons espaços exteriores, boas salas de aula e possam desenvolver as suas aprendizagens”.

A vice-presidente da Câmara Municipal considerou “muito importante” que os alunos, os professores e os auxiliares “se sintam” bem no seu local de estudo e de trabalho. “É para isso que nós também trabalhamos todos os dias”, salientou.

Sónia Paulo recordou, por seu turno, que o arranque do ano letivo “marca também uma série de trabalhos” que foram realizados nas escolas pela Junta de Freguesia de Azeitão, recordando, a título de exemplo, que o chão do pátio daquele jardim de infância foi pintado “de uma forma mais lúdica, mais colorida e mais atrativa” para as crianças.

A presidente da junta de freguesia lembrou que “outros investimentos foram feitos em todas as escolas”, como a construção de três campos de jogos, nas escolas básicas de Vila Nogueira de Azeitão, de Vendas de Azeitão e de Brejos de Clérigo, ou o arranjo dos espaços exteriores, para que “os alunos possam sair cada vez mais da sala de aula e aproveitar o recinto da zona escolar também como campo de aprendizagem”.