Lançada primeira pedra da nova sede do Moto Clube de Setúbal

Setúbal, 21 de abril (DICI) – O presidente da Câmara Municipal, André Martins, lançou hoje a primeira pedra da nova sede do Moto Clube de Setúbal, que será construída em terreno cedido pela autarquia no Parque Sant’Iago, e destacou o trabalho em prol da cidade realizado pela associação de motociclistas.

André Martins recordou que o Moto Clube de Setúbal é mais do que uma mera associação de pessoas que gostam de motociclismo, desenvolvendo “um trabalho extraordinário na cidade” de “dinamização cultural e desportiva” e com um “forte empenho nas causas sociais com resultados muito positivos”, participando em diversas ações solidárias.

“Setúbal é uma comunidade rica porque tem um movimento associativo forte e dinâmico”, afirmou o autarca, sublinhando que a Câmara Municipal e as juntas de freguesia têm de “estar atentas” ao movimento associativo e apoiá-lo.

O presidente da Câmara recordou a “prática de 25 anos” do Moto Clube de Setúbal, que em 2022, quando completou um quarto de século, foi condecorado pela autarquia com a Medalha de Honra da Cidade.

Depois de manifestar uma “grande satisfação pessoal” por estar presente na cerimónia, André Martins disse que, enquanto presidente da Câmara, era para ele “um grande privilégio ter a possibilidade de concretizar um compromisso” assumido quando apresentou a sua candidatura à autarquia.

O autarca recordou que em dois anos foi possível encontrar o terreno no Parque Sant’Iago para instalar uma nova sede onde o Moto Clube possa “continuar a promover o trabalho extraordinário que tem desenvolvido na cidade”, recordando que também há o compromisso de a Câmara Municipal apoiar a construção com 20 mil euros.

André Martins disse que falta apenas resolver o problema de “cinco ou seis” das cerca de 30 associações que necessitavam de uma sede ou de reabilitar o espaço que utilizavam quando se candidatou à presidência da Câmara. “Espero que até ao fim do mandato tenham o seu problema resolvido ou encaminhado”.

Depois de lembrar que na semana passada foi lançada a primeira pedra da sede de uma coletividade em Azeitão e que amanhã vão ser entregues as chaves da obra de ampliação das instalações da UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, o autarca manifestou o orgulho por “cumprir compromissos”.

O vereador com os pelouros do Desporto e dos Direitos Sociais, Pedro Pina, salientou que o Moto Clube de Setúbal é “um parceiro permanente” da Câmara Municipal “que acrescenta valor pela forma abnegada como participa” em várias iniciativas, como o Lidl Setúbal Triathlon ou a Alegro Meia Maratona de Setúbal.

Pedro Pina considerou que hoje a associação setubalense é “um dos mais importantes moto clubes do país” e anunciou que a festa motard de aniversário do Moto Clube de Setúbal, tradicionalmente realizada em agosto no Largo José Afonso, vai transferir-se para o Parque Sant’Iago, onde vai ter lugar uma grande concentração nacional.

O presidente do clube, Paulo Mascarenhas, afirmou sempre ter acreditado que o Moto Clube de Setúbal teria uma casa sua e prometeu que a sede – para a qual a União das Freguesias de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião têm contribuído com materiais – já vai receber os visitantes em “instalações dignas” quando a Feira de Sant’Iago abrir, em 25 de julho.

“O que já pagámos em rendas dava para termos um prédio. Agora pagamos 1150 euros por mês por aquele cubículo”, disse, manifestando a disponibilidade de ceder as camaratas que a nova sede vai ter a outras coletividades que precisem de alojar visitantes temporariamente.

Com 600 metros quadrados de implantação, a sede, que representa um investimento de cerca de 140 mil euros e, segundo Paulo Mascarenhas, deve estar concluída no fim de junho, é composta por 22 contentores modulares. Além dos dormitórios e balneários, localizados no primeiro andar, vai contar com bar, loja de merchandising, uma pequena oficina e palco para espetáculos.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, considerou que o dia era “histórico” e destacou a importância do movimento associativo e da atividade social e solidária do Moto Clube de Setúbal, dando-lhe as boas-vindas à freguesia.

Rui Canas, o seu homólogo da União das Freguesias de Setúbal, onde está instalada a atual sede do clube, também reconheceu o papel social da associação de motards, salientou que o dia representava a concretização de “um sonho” e que o Moto Clube de Setúbal “tem conseguido concretizar muitos sonhos” e manifestou a certeza de que vão surgir os apoios que faltam para a construção da sede.
 ass