Livros e discos políticos em feira inédita

Report this content

Setúbal, 30 de outubro (DICI) – Apresentações de livros, encontros com autores, conversas, exposição de artigos de editoras e livrarias e concertos foram atrativos da 1.ª Feira do Livro e do Disco Políticos, de 26 a 29 de outubro, no Cais 3 do porto de Setúbal.

O evento, organizado pela Câmara Municipal, no âmbito do projeto Venham Mais Vinte e Cincos, que assinala localmente os 50 anos do 25 de Abril, integrou uma programação abrangente e eclética, dirigida a todos os públicos, com enfoque na promoção de obras políticas e na música de intervenção.

“Houve debates muito interessantes sobre o relacionamento da política com a cultura, desde o tempo do Estado Novo a problemas da democracia atual. A oferta de livros também foi muito abrangente e muito bem selecionada pelas livrarias e editoras. Surpreendente foi também a presença de alfarrabistas com artigos que não se encontram em mais lado nenhum”, sublinha Pedro Tadeu.

O jornalista e curador da Feira do Livro e do Disco Políticos faz também um balanço positivo da afluência de público durante os quatro dias do evento e dos comentários recebidos dos visitantes e de personalidades que participaram nas várias atividades, assim como das livrarias e editoras.

“Quem lá foi saiu bastante agradado. As pessoas manifestaram vontade de voltar no próximo ano, o que é sinal de que gostaram.”

As sessões “Panfletos (ao vivo)”, em que Pedro Tadeu associa criação musical a atos de resistência e liberdade, na quinta, sexta-feira e sábado, e uma entrevista ao filósofo e professor universitário Viriato Soromenho-Marques, foram alguns dos destaques do programa, a par das diversas apresentações de livros, incluindo de José-Manuel Nobre-Correia, Ferreira Fernandes, José Pedro Castanheira e Luís Paixão Martins.

O livro e o disco de cariz político, em particular associados à luta pela liberdade em Portugal no período do 25 de Abril, motivaram a realização do evento, que contou com a participação de cerca de duas dezenas de expositores de editoras de livros e discográficas, livrarias, bibliotecas, alfarrabistas, projetos editoriais e associações culturais.

O programa contemplou a apresentação de livros, conversas e sessões de autógrafos, com a presença de nomes reconhecidos do panorama político e dos media, a que se juntaram músicos e projetos artísticos com concertos que tiveram como foco a música de intervenção.

O evento, inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, contou, no primeiro dia, quinta-feira, com uma sessão do ciclo “Panfletos (ao vivo)”, com Pedro Tadeu, e a apresentação de livros políticos do arquivo Ephemera, por José Pacheco Pereira.

O programa do primeiro dia incluiu, ainda, um espetáculo do músico setubalense João Mota, com o projeto a solo Et Toi Michel, e um manifesto musical, com a participação do artista setubalense Leonardo Silva.

O segundo dia, sexta-feira, trouxe mais panfletos de Pedro Tadeu, que conduziu, igualmente, uma entrevista ao vivo ao filósofo e professor universitário Viriato Soromenho-Marques, sobre livros discos e filmes ambientalistas.

A apresentação de obras literárias de Isabel Zambujal, Diogo Ferreira, Lina Coelho e Miguel Tiago e uma tertúlia com Albérico Costa, António Cunha Bento e Diogo Ferreira sobre “História Local: Outro caminho para democratizar o passado”, foram outras atividades de dia 27, que encerrou com o concerto Grito da Liberdade – Fora de Portas, com Gabriel Pepe e Renato Sousa.

O terceiro dia da Feira do Livro e do Disco Políticos, sábado, reservou uma conversa com Alice Brito e Ana Cristina Silva sobre “Literatura Política no Feminino” e a apresentação dos livros “Media e Jornalismo em Portugal” e “História dos Media em Portugal”, com José-Manuel Nobre-Correia.

Neste dia, que terminou com o concerto Grito da Liberdade – Fora de Portas, com Marta Lima e André Júlio Turquesa, foram, igualmente, apresentadas obras de Ferreira Fernandes, Armindo Miranda, Daniel Pires, Nuno Gomes dos Santos e Amílcar Cabral.

O último dia do evento contou com a apresentação de obras de Raul Brandão, Fernando Rosas, José Pedro Castanheira e Luís Paixão Martins, além do livro “A caminho do 25 de Abril – 50 Anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática”, com curadoria de Joaquim Judas.

Na zona de expositores da Feira do Livro e do Disco Políticos marcaram presença a Livraria Bertrand, Livraria Culsete, Ephemera, Associação José Afonso, Restart Vinil, Tradisom – Editora Discográfica, Edições Avante/Página a Página – Divulgação do Livro, SA, Editora Gato Bravo, União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, Método & Argumento – Livros Usados, Edições Tinta-da-China, Museu do Trabalho Michel Giacometti e Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O evento contou, igualmente, com um espaço dedicado a comida sobre rodas, com food trucks de waffles, crepes e petiscos italianos e venezuelanos, além de vinhos de um stand com vinhos da região dinamizado pela Associação da Baía de Setúbal.

A feira já tem nova edição agendada para o próximo ano, a qual fica marcada pelo lançamento do 1.º volume da Enciclopédia da Música Política Portuguesa, numa parceria com a Antena 1 e a Associação José Afonso, e o lançamento do Álbum de Abril, uma coletânea de músicas de intervenção gravada por vários músicos na Casa da Cultura, em Setúbal.

Tags: