Pedida reunião urgente com ministra sobre o policiamento

14       ES    PA    25-07-2024

Pedida reunião urgente com ministra sobre o policiamento

Setúbal, 25 de julho (DICI) – O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, pediu à ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, a realização urgente de uma reunião para abordar a falta de efetivos policiais no concelho e a construção de uma nova esquadra e comando distrital.

“Embora tenha havido no anterior Governo a promessa de reforçar os meios humanos aqui presentes, a verdade é que são que cada vez mais notórias a falta de agentes policiais e as dificuldades que as forças da autoridade têm para responder às necessidades”, afirma o presidente da Câmara numa carta enviada à ministra, na qual considera que a falta de efetivos policiais no concelho de Setúbal é “gritante”.

Depois de desejar “um bom trabalho” à nova ministra da Administração Interna, André Martins disse ter a expetativa de que seja possível “encontrar soluções” para os problemas que há no concelho de Setúbal relacionados com a área tutelada por Margarida Blasco, os quais “continuam a ter a sua resolução sempre adiada”.

O autarca citou os dados do Relatório Anual de Segurança Interna de 2023 relativos a Setúbal para afirmar que “os números da criminalidade geral subiram, entre 2022 e 2023, de 4430 para 5056 crimes, a par de um aumento da criminalidade participada em todo o distrito, que subiu de 31.270 para 35.510 crimes”.

André Martins considera que “os números são um indicador preciso”, mas acrescenta que as pessoas que vivem na cidade e no concelho de Setúbal sentem diariamente a “falta de meios humanos das forças de segurança” e percecionam “que a ação de prevenção e vigilância está fortemente diminuída”.

“Não é raro, de acordo com relatos que nos vão chegando, a PSP dar como resposta a queixas de cidadãos que não tem meios para acorrer de imediato às situações de conflito, além de ser notória a falta de fiscalização em áreas como o trânsito e o estacionamento”, refere.

O autarca defende a necessidade, “antes que a situação se agrave ainda mais”, de “reforçar a capacidade de intervenção das forças de segurança, em particular da PSP, no concelho de Setúbal”.

De acordo com André Martins, “o problema da insuficiência de forças de segurança para dar resposta a situações que são da sua responsabilidade é mais vasto e está a tornar-se insustentável”, como acontece com o estacionamento em locais onde existe sinalização a proibi-lo ou em cima dos passeios, o que afirma ser generalizado.

“A situação é desesperante e penaliza todos”, afirma, pedindo à ministra a “urgente realização de uma reunião sobre a gritante falta de efetivos policiais” no concelho, bem como sobre a “necessidade de, para garantir melhor operacionalidade à PSP e dignidade ao exercício das funções dos seus agentes, construir, num terreno já cedido pela Câmara Municipal, uma nova Esquadra e o Comando Distrital”.

23596/2024 Fim