Praia da Figueirinha hasteia bandeiras de qualidade balnear

Setúbal, 26 de junho (DICI) – O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a atribuição à Figueirinha dos galardões Praia com Qualidade de Ouro, Bandeira Azul e Praia Acessível é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela autarquia na valorização das zonas balneares.

A Praia da Figueirinha foi esta manhã palco da cerimónia nacional do hastear da Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024, galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus, num evento em que também foram ostentados os galardões Bandeira Azul e Praia Acessível.

“É com grande orgulho que participo nesta iniciativa de reconhecimento do valor da qualidade das praias da Arrábida e da atratibilidade do concelho de Setúbal. Este é um reconhecimento de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município na prevenção e defesa de um futuro melhor para todos”, apontou o presidente André Martins.

A par da Figueirinha, possuem nível de ouro no concelho de Setúbal as praias de Galapos, Galapinhos e Portinho da Arrábida, pelo cumprimento de critérios relacionados exclusivamente com a qualidade da água em resultados das análises efetuadas pelas Administrações Regionais Hidrográficas.

“Não é fácil conquistar este galardão, porque definimos critérios muito rigorosos. No caso da Praia da Figueirinha, é de realçar o facto de há mais de dez anos consecutivos obter índices de excelência da qualidade da água”, afirmou Marcos Bartilotti, representante da Quercus.

O responsável destacou a importância de a cerimónia nacional do hastear da primeira Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro de 2024 se realizar “numa praia em pleno Parque Natural da Arrábida”.

A Figueirinha ostenta também, pelo décimo sexto ano consecutivo, a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, por cumprir um espetro alargado de critérios relacionados com a qualidade ambiental, segurança e conforto dos utentes.

Em 2025, poderá deixar de ser a única praia do concelho a hastear este galardão, uma vez que, segundo adiantou o presidente André Martins, a Câmara Municipal de Setúbal vai “apresentar a candidatura da Praia de Albarquel para que, em 2025, quando cumprir todos os critérios exigíveis, seja contemplada com a Bandeira Azul”.

O investimento realizado pela autarquia na valorização das praias do concelho resulta em diversas distinções alcançadas nos últimos anos, nomeadamente em matéria de acessibilidade para todos, o que motivou a atribuição à Figueirinha e a Albarquel do estatuto de Praia Acessível.

Este projeto do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal reconhece a garantia de condições de acessibilidade e de serviços que viabilizam a utilização das praias com equidade, segurança e conforto por todos os cidadãos.

“A todo este esforço de garantia da qualidade da água, da acessibilidade para todos e da educação ambiental”, sublinhou André Martins, está associado o programa municipal Arrábida Sem Carros – Arrábida O2, de incentivo da utilização do transporte público e dos modos suaves de circulação no acesso às praias, por razões de mobilidade, conforto, segurança e equilíbrio ambiental.

“Ano após ano, registamos um maior número de aderentes. É o reconhecimento generalizado dos que frequentam estas praias da importância de apoiar um projeto que aposta na defesa dos valores do património natural, na qualidade do ambiente, na defesa da saúde pública e na mobilidade e segurança.”

O autarca realçou, igualmente, a candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da UNESCO, apresentada no dia 17 de junho, num projeto promovido pelas câmaras municipais de Setúbal, Sesimbra, e Palmela com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, coordenado da Associação de Municípios da Região de Setúbal.

A cerimónia de hastear das bandeiras na Praia da Figueirinha desta manhã contou, entre outros, com a presença do capitão do Porto de Setúbal, Serrano Augusto, e do presidente do conselho de administração da Simarsul, Francisco Narciso.