Setúbal com o maior investimento de sempre na educação

Setúbal, 4 de outubro (DICI) – Cerca de 500 pessoas participaram ontem na receção à comunidade educativa, nas Piscinas Municipais das Manteigadas, onde o presidente da Câmara Municipal, André Martins, salientou que a autarquia está a fazer o maior investimento de sempre na educação em Setúbal.

“Estamos a fazer e a preparar o maior investimento de sempre em Setúbal na área da educação. Contamos com o apoio e a colaboração da comunidade educativa nesta caminhada verdadeiramente mobilizadora”, disse o autarca, enumerando várias obras em curso ou em preparação, como o novo Centro Escolar Barbosa du Bocage que “já arrancou”.

Esta construção de “espaços de jardim de infância e 1.º ciclo junto das instalações atuais do 2.º e 3.º ciclos”, para responder às crescentes necessidades da população escolar, “que continua a crescer”, é apoiada pelo PRR através da candidatura Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial “Através das Margens” e representa “um investimento de perto de cinco milhões e 360 mil euros”.

André Martins recordou que, para alargar “a cobertura e oferta de proximidade à educação a uma população escolar que continua a crescer”, a Câmara Municipal está também “a desenvolver os procedimentos” para que seja construída uma escola de 1.º ciclo e pré-escolar na Quinta da Amizade, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

Por outro lado, notou que a Câmara Municipal continua “a trabalhar para garantir a requalificação de quatro escolas de intervenção prioritária, assim classificadas pela Administração Central”, nomeadamente as escolas básicas Barbosa du Bocage, de Azeitão e de Aranguez e a Escola Secundária de Bocage.

“Estamos a fazer a nossa parte. Esperamos agora que o Poder Central cumpra a sua parte na abertura de candidaturas para a realização destas obras, e que o faça com as verbas necessárias, como tem sido prometido”, afirmou André Martins.

Lembrou que “as autarquias têm cada vez mais um papel central no processo educativo, reforçado com uma transferência de competências mal desenhada e sem os adequados meios financeiros para suportar todas as responsabilidades” entregues pelo Estado em 1 de abril de 2022, mas salientou que, “como sempre, as câmaras municipais agarraram estas novas responsabilidades com a capacidade que lhes é reconhecida”.

Em ano de comemoração do cinquentenário do 25 de Abril, André Martins considerou que a receção à comunidade educativa era também momento para celebrar a escola pública oferecida pela Revolução.

“A escola pública representa a igualdade de oportunidades, o acesso universal ao conhecimento e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. As comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril são, por isso, um convite para refletirmos sobre a importância de continuar a lutar pelos valores que essa data histórica nos trouxe”, disse o presidente da Câmara.

O autarca sublinhou ser necessário “continuar a apoiar e valorizar” a luta dos professores, auxiliares de ação educativa, técnicos e todos os profissionais que contribuem para o funcionamento das escolas e “se dedicam a garantir um ensino de qualidade”, reafirmando o “compromisso” da Câmara Municipal “com a defesa da escola pública e com a promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e participativa”.

André Martins afirmou ser por essa razão que a autarquia continua “a lutar por melhores condições de trabalho e de ensino para todos” os que integram a comunidade educativa do concelho de Setúbal.

Antes de desejar “um excelente ano letivo”, o presidente da Câmara agradeceu a todos pela alegria, entusiasmo e empenho, afirmando que aquele era “um momento especial” para “partilhar experiências, criar laços e fortalecer os vínculos” de união, porque a educação é construída “de forma coletiva”.

O autarca manifestou o seu “profundo apreço e admiração pela importância de todos” na formação das crianças e jovens e da comunidade setubalense, salientando que a construção de um futuro melhor se faz pelo diálogo e partilha e desejando que aquele encontro, animado por um DJ, fosse uma oportunidade para confraternizar, para trocar ideias, para inspiração mútua e para celebrar o “compromisso comum com a educação”.