4.º Festival do Maio, no Seixal, marcado para 26 e 27 de maio

A 4.ª edição do Festival do Maio, no Seixal, já tem data confirmada. Nos próximos dias 26 e 27 de maio, o Parque Urbano do Seixal será palco de vários concertos cujo elemento central é o discurso de intervenção. A programação assenta em dois polos fundamentais: a preservação da memória, trazendo a palco o legado histórico da música de intervenção e protesto, bem como as lutas atuais, dando voz a novos artistas e a novos géneros musicais.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «no Seixal, terra conhecida pelas muitas lutas políticas do passado, primamos pela qualidade e originalidade, dando voz a este evento único no país. Numa altura em que assistimos ao avanço dos populismos e das derivas autoritárias, um pouco por todo o mundo, e em que a ordem do dia é desinformar, torna-se urgente intervir, informar e acordar consciências. E a música tem um papel fundamental no esclarecimento e mobilização dos cidadãos e na persecução de ideais que nos conduzam a sociedades mais justas e evoluídas. Neste sentido, a Câmara do Seixal dá continuidade a um legado de resistência e de luta que é marca identitária das gentes e da história do concelho».

No primeiro dia (sexta-feira, 26), irão atuar Prétu (Portugal), Moullinex (Portugal) e Peaches (Canadá). No dia seguinte (sábado, 27), será a vez de Sam the Kid com Orquestra e Orelha Negra (Portugal) e ainda Gabriel, o Pensador (Brasil). À semelhança da edição anterior, serão produzidos videopoemas que pontuarão os intervalos entre as atuações do palco principal, em que artistas de diferentes áreas são convidados a declamar poemas marcantes de cunho interventivo.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, sendo a abertura do recinto às 19 horas e o início dos concertos às 21 horas. O espaço terá também zona de street food. As entradas e saídas do recinto poderão ser feitas pela porta da Mundet (junto ao rio) e pela entrada do Parque Urbano do Seixal junto ao Estádio Municipal do Bravo.