A 4.ª edição do Festival do Maio acontece a 26 e 27 de maio, no Parque Urbano do Seixal, com entrada livre

Nos dias 26 e 27 de maio, o Parque Urbano do Seixal será o palco, novamente, do Festival do Maio com duas noites de espetáculos, com entrada livre, que têm como objetivo promover propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: da política à crítica social, passando pelo ativismo ambiental e pelas lutas contra a discriminação de raça e género. Peaches (Canadá), Moullinex (Portugal), Prétu (Portugal), Gabriel, o Pensador (Brasil) e Sam The Kid com Orelha Negra e Orquestra (Portugal) compõem o cartaz. A entrada é livre, permitindo assim o acesso de todos à cultura. A entrada está sujeita à capacidade do local.

Numa altura em que assistimos ao avanço dos populismos e das derivas autoritárias um pouco por todo o mundo, e em que a ordem do dia é desinformar, torna-se urgente intervir, informar e acordar consciências. E as artes, sobretudo a música, têm um papel fundamental no esclarecimento e mobilização dos cidadãos e na persecução de ideais que nos conduzam a sociedades mais evoluídas e mais justas.

«A Câmara Municipal do Seixal, na sua intervenção, tem como objetivo dar continuidade a um legado de resistência e luta por melhores condições de vida, pela liberdade e pela democracia que é uma marca identitária das gentes que construíram a história do concelho», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

À semelhança das edições anteriores, serão produzidos videopoemas que pontuarão os espaços entre as atuações, em que artistas de diferentes áreas são convidados a interpretar poemas marcantes de cunho interventivo. Entre eles, estão Bia Ferreira, Luca Argel, Ana Deus, Cátia Oliveira (A Garota Não), José Luís Peixoto e Catarina Wallenstein.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística de Luís Varatojo.

Programa da 4.ª edição do Festival do Maio
26 de maio
PEACHES (Canadá)
MOULLINEX (PT)