Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe Ciclo de Cinema Amílcar Cabral, de 9 a 11 de maio

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe, de 9 a 11 de maio, de terça a quinta-feira, o Ciclo de Cinema Amílcar Cabral, com a exibição de curtas-metragens sobre a vida e obra desta carismática personalidade, engenheiro agrónomo e escritor, ideólogo da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde e um dos principais teóricos da luta armada para a libertação africana. O pano de fundo desta iniciativa tem que ver com o facto de, em 2023, se assinalarem os 50 anos sobre o assassinato de Amílcar Cabral. O Município do Seixal presta-lhe homenagem com a realização de um ciclo de cinema sobre o homem, o político, o poeta, o humanista e o guerrilheiro.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «Amílcar Cabral é um ícone da história africana, um verdadeiro gigante revolucionário em várias dimensões: como homem, político, humanista e poeta. Por isso, a exibição deste ciclo de cinema vem apenas concretizar o muito que há ainda por fazer pela divulgação do trabalho e das ideias de Amílcar Cabral». Refira-se que Amílcar Cabral nasceu na Guiné-Bissau em 1924 e foi assassinado em Conakri em 1973. Foi líder do Movimento de Libertação de Cabo Verde e Guiné-Bissau e fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC).

No dia 9 de maio (terça-feira), às 21.30 horas, é exibido o filme: «O Regresso de Amílcar Cabral» (1976), realizado por Djalma Fettermann, Flora Gomes, José Bolama, Josefina Crato e Sana na N'Hada.

«Amílcar Cabral» (2001), realizado por Ana Ramos Lisboa, e «Memória» (2022), de  Welket Bungué, são, por seu turno, os nomes das películas que irão passar no dia 11 de maio (quinta-feira), pelas 21.30 horas.