Câmara do Seixal apresenta música no Natal e Ano Novo

Câmara do Seixal apresenta música no Natal e Ano Novo
Em dezembro e janeiro, a Câmara Municipal do Seixal está a realizar um conjunto de concertos alusivos ao Natal e ao Ano Novo. Neles integra-se a 33.ª edição dos Concertos de Natal, bem como o concerto de Natal Sopros de Natal e uma Guitarra Portuguesa e o Concerto de Ano Novo pela Sinfonietta de Lisboa, ambos no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

«O Seixal celebra esta época com cultura. A Câmara Municipal do Seixal convida, neste final de ano e no início de 2023, todos os munícipes e quem nos visita a assistirem a magníficos concertos em diversos espaços de excelência do nosso concelho», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

33.ª edição dos Concertos de Natal

Até 18 de dezembro, nas igrejas do concelho e no Moinho de Maré de Corroios, decorrem ainda os seguintes concertos:

17 de dezembro, sábado, 16.30 horas
Coro Polifónico de Fernão Ferro
Igreja de Fernão Ferro

18 de dezembro, domingo, 17 horas
Coro da AESCA – Associação Espaço Sociocultural Adorar Artes
Igreja de Arrentela

Sopros de Natal e uma Guitarra Portuguesa é o concerto de Natal, com entrada livre, pelo Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria. Realiza-se a 16 de dezembro, sexta-feira, pelas 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

O Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria é um agrupamento formado por profissionais que ainda hoje mantêm ligação às suas bandas filarmónicas da região de Leiria. Tem como objetivos a divulgação de obras de referência para agrupamentos de sopros e percussão, com especial incidência na música portuguesa original para essas formações. Em 2020, assinalando os 250 anos do nascimento de L. V. Beethoven, gravou grande parte do repertório para sopros deste compositor. Em 2021, assinalando o centenário do nascimento de Alfred Reed, gravou algumas das suas obras de referência. Atuou no grande auditório da Gulbenkian em 2021 por ocasião do Festival Jovens Músicos. Atualmente, o diretor artístico é o maestro Alberto Roque. O concerto que apresentam no Seixal conta ainda com um solista na guitarra portuguesa.

Programa:
Tradicional Elvas/ arr. C. Bochmann/ orq. A. Roque – «Eu hei de me ir ao Presépio»
Frigyes Hidas – «Divertimento»
Miguel Amaral – «Histórias do Oriente» (Guitarra Portuguesa – Miguel Amaral)
Robert Spittal (1963) – «Consort for 10 Winds»
Tradicional Elvas/ arr. C. Bochmann/ orq. A. Roque – «Olhei para o Céu»

O Concerto de Ano Novo será com a Sinfonietta de Lisboa, no dia 8 de janeiro, pelas 17 horas. Mais informações sobre o ingresso em www.cm-seixal.pt.

Fundada em 1995, a Sinfonietta de Lisboa tem como base 29 instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos de acordo com as exigências dos programas a executar. A sua direção está a cargo de Vasco Pearce de Azevedo (maestro titular) e António Lourenço (maestro adjunto).
Um dos objetivos principais da Sinfonietta de Lisboa, enquanto membro da Associação Musical Ricercare, é o da divulgação de música do século XX, em particular de compositores portugueses contemporâneos. É nesse contexto que se inserem as várias estreias que têm vindo a ser realizadas de obras encomendadas a compositores como Eurico Carrapatoso, Bernardo Sassetti, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Vasco Pearce de Azevedo, Carlos Caires, Pedro Faria Gomes e Ivan Moody. São ainda de realçar algumas primeiras audições em Portugal efetuadas pela Sinfonietta de Lisboa de obras de compositores do século XX, tais como Alexandre Delgado, Eugénio Rodrigues e Luís Tinoco.

W. A. Mozart, «Abertura "As Bodas de Fígaro" KV 492»
F. Mendelssohn, «Noturno do Sonho de Uma Noite de Verão»
L. v. Beethoven, «Abertura "As Criaturas de Prometeus"» Op. 43
F. Mendelssohn, «3.º Andamento, da Sinfonia n.º4 "Italiana"» Op. 90