• Câmara Municipal do Seixal/

Câmara do Seixal aprova cedência de instalações para funcionamento da nova creche da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada esta quarta-feira, a cedência das instalações da antiga Creche Sonho Azul, na Quinta do Moinho de Vento, em Aldeia de Paio Pires, à ASSTAS - Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal para o funcionamento das suas valências de berçário, creche e jardim de infância. O renovado equipamento, que foi adquirido pela autarquia na sequência do processo de insolvência da cooperativa «Pelo Sonho é Que Vamos», estará a funcionar a partir do dia 18 de setembro e terá as seguintes valências: berçário para 10 crianças, creche para 32 crianças e pré-escolar para 50 crianças. Está previsto ainda o funcionamento de um Centro de Atividades de Tempos Livres.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, explica que «estas novas instalações da Associação dos Trabalhadores dos Serviços Sociais das Autarquias do Seixal, que foram adquiridas pelo município e cedidas a esta instituição, enquadram-se na política de ampliação da rede de creches do concelho e, por isso, reabilitámos a antiga creche Sonho Azul, reabrindo agora sob a gestão desta associação e oferecendo as respostas de berçário, creche e jardim de infância a cerca de 84 crianças, no total. Aliás, o aumento do número de creches é um dos nossos objetivos primordiais e, brevemente, iremos lançar o Programa de Creches do Concelho do Seixal com a candidatura para a construção de novas creches em Vale de Milhaços, Aldeia de Paio Pires, Torre da Marinha, Pinhal de Frades, Fernão Ferro e Pinhal Conde da Cunha».

O executivo aprovou também o projeto de Regulamento do Programa de Renda Acessível do Seixal, que tem como objetivo a disponibilização de imóveis habitacionais para arrendar a preços acessíveis. Foram, igualmente, aprovados 6 contratos de comparticipação, por parte do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (ao abrigo do acordo de colaboração celebrado entre este organismo e o município, em dezembro de 2017, com vista ao realojamento dos 234 agregados familiares da Quinta de Vale de Chícharos), relativo à recente aquisição (em agosto) pelo município de 46 fogos (no total), no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência, para depois atribuir (em regime de arrendamento apoiado) aos agregados familiares que ainda residem em Vale de Chícharos.

Ao nível do associativismo, foram aprovados apoios financeiros a 2 associações do concelho para a instalação de Sistemas de Produção de Energias Renováveis nas respetivas sedes, nomeadamente ao Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela e à Sociedade Filarmónica União Arrentelense. O executivo aprovou também apoios financeiros ao Atlético Clube de Arrentela (para a reparação do relvado sintético) e à Associação Desportiva Recreativa Benfiquista - Casa do Sport Lisboa e Benfica no Seixal (para a continuação da construção de um edifício multifuncional). Por fim, foi aprovado um novo protocolo a celebrar com a Associação Humana para o funcionamento do programa de recolha de têxtil nas instalações municipais, devendo esta associação, em contrapartida, assegurar anualmente uma doação em bens, investimento ou serviços destinados ao bom funcionamento da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal.