A Câmara Municipal do Seixal lamenta o falecimento de Abílio Carlos Fernando Costa, Grão Mestre de Taekwondo, um dos mais prestigiados e graduados praticantes portugueses de taekwondo e um grande impulsionador da modalidade no concelho do Seixal e no país.

Abílio Costa nasceu a 29 de junho de 1971. Ao longo da sua vida, dedicada em grande parte ao taekwondo, desempenhou importantes papéis como praticante, atleta e árbitro internacional, treinador e mestre, selecionador nacional e dirigente.

Foi um impulsionador do taekwondo no concelho do Seixal, figura ímpar do movimento associativo do concelho, tendo feito parte do Conselho Desportivo Municipal. Foi presidente da Associação de Escolas Hwarang Taekwondo, sediada em Pinhal de Frades, um agrupamento de clubes com o objetivo de promover e desenvolver o taekwondo em Portugal e apoiar os jovens na prática desta modalidade.

Foi presidente da Federação Portuguesa de Taekwondo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e crescimento do desporto em todo o país.

Integrava o Comité de Poomsae da União Europeia de Taekwondo desde 2019 e foi um dos grandes impulsionadores e promotor da realização do Campeonato da Europa de Taekwondo Poomsae em novembro de 2021 em Portugal, mais precisamente no concelho do Seixal.

Em abril deste ano, foi nomeado para o cargo de presidente do Comité de Supervisão de Competições Poomsae da União Europeia de Taekwondo (ETU), reflexo da excelência do seu trabalho na promoção e desenvolvimento do taekwondo em Portugal.

Era também responsável pela Escola de Taekwondo do Portugal Cultura e Recreio, inspirando inúmeros alunos, transmitindo conhecimentos e valores do taekwondo. O seu compromisso em promover a disciplina, o respeito e a excelência técnica será um legado duradouro.

A Federação Portugal Taekwondo declarou hoje o luto durante três dias e sugeriu a todos os praticantes que durante os seus treinos ou competições, neste período, prestem um minuto de silêncio em sua homenagem.

À sua família, aos amigos e aos seus atletas, a câmara municipal endereça um profundo sentimento de pesar.