Corrida e Caminhada pela Construção do Hospital do Seixal A 3 de junho na Baía do Seixal

No próximo dia 3 de junho, a partir das 20.30 horas, na Baía do Seixal, decorrerá a Corrida e Caminhada pela Construção do Hospital do Seixal. Numa organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal e Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, esta reivindicação, defendida há mais de 20 anos, contará com o contributo e a participação da população, movimento associativo e sindical e agentes económicos e sociais do concelho.

Mais uma vez, população, autarquias e várias entidades unem-se na defesa deste equipamento essencial e integrado no Serviço Nacional de Saúde. Desde o início desta luta, em 2001, já se realizaram inúmeras iniciativas: o cordão humano em torno da Baía do Seixal, o Hospital de Campanha (iniciativa «Em Campanha pelo Hospital no Seixal»), o Natal do Hospital no Seixal, a Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal, entre tantas outras.

«O Hospital Garcia de Orta está sujeito a uma enorme pressão, dando resposta ao dobro dos utentes para o qual foi projetado. As promessas sucessivamente adiadas por parte do Poder Central fizeram com que hoje, em 2023, o hospital no Seixal ainda não esteja construído. A população do concelho continua a aguardar e a exigir que este equipamento fundamental para a vida das populações se concretize. O hospital no Seixal é um equipamento essencial num concelho com graves carências em termos de cuidados de saúde, com cerca de 40 mil utentes sem médico de família», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Está a ser subscrito por diversas entidades o seguinte documento reivindicativo pela construção do hospital no Seixal:

Corrida e Caminhada pela Construção do Hospital do Seixal
A população do concelho do Seixal, a Câmara Municipal do Seixal, as juntas de freguesia do concelho, a comissão de utentes e a Plataforma Juntos pelo Hospital continuam a luta pela construção do hospital no Seixal. No próximo dia 3 de junho, a partir das 20.30 horas, na Baía do Seixal, decorrerá a Corrida e Caminhada pela Construção do Hospital do Seixal. Esta reivindicação, defendida há mais de 20 anos, necessita do contributo e da participação de todos os que vivem neste concelho nesta ação de luta e de afirmação do direito a cuidados de saúde dignos.

Em 2009, o Estado assinou o Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Novo Hospital Localizado no Seixal. Após vários avanços e recuos, foi finalmente contemplada no Orçamento do Estado para 2017 uma verba de 10 milhões de euros para o lançamento do concurso público para o projeto de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade. O Governo comprometeu-se a ter o hospital pronto até ao final de 2019.
Promessa sucessivamente adiada, contou sempre com a persistente luta e protesto das populações e das comissões de utentes da saúde. Em 2019, mais uma vez, o governo anunciou novo adiamento, assumindo que durante o primeiro trimestre de 2023 apresentaria o projeto de execução para posterior lançamento do concurso para a construção. No entanto, estamos a chegar ao final do primeiro semestre sem que o projeto de execução tenha sido apresentado e presume-se como inevitável novo atraso e incumprimento dos prazos anunciados pelo Governo.

Em 2023, continuamos a aguardar e a exigir que este equipamento fundamental para a vida das populações se concretize. O Hospital Garcia de Orta continua a estar sujeito a uma enorme pressão, tendo de dar resposta a um número de utentes que duplica a dimensão para a qual foi projetado. Continua a existir uma enorme carência de cuidados de saúde que, ao invés de ser colmatada, tem vindo a agravar-se devido à falta de resposta aos problemas, ao encerramento de serviços e valências nos cuidados de saúde primários e de serviços de atendimento permanente.

O hospital no Seixal é uma obra fundamental para um concelho com graves carências de cuidados de saúde, com cerca de 40 mil pessoas sem médico de família. Os munícipes do concelho do Seixal têm direito à saúde «através de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito», direito constitucionalmente consagrado.

População, comissão de utentes e autarquias exigem a conclusão do processo para a construção do Hospital do Seixal, cumprindo as promessas e os acordos firmados pelos sucessivos governos.

Dia 3 de junho, às 20.30 horas, no Parque da Quinta dos Franceses (junto ao barco), a correr ou a caminhar, todos juntos pelo hospital no Seixal!