Dany Silva atua no Auditório Municipal do Seixal, a 16 de setembro, trazendo músicas intemporais

Dany Silva, conhecido músico, cantor e compositor cabo-verdiano, vai atuar no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal no próximo dia 16 de setembro (sábado), pelas 21.30 horas. Este é mais um espetáculo que assinala o 30.º aniversário daquele espaço cultural nobre do concelho. Nascido na Cidade da Praia, em Santiago, Dany Silva vive no Seixal há muitos anos. É um dos pioneiros da chamada música lusófona. As suas canções fazem parte do nosso imaginário coletivo e a sua influência alarga-se à nova geração de músicos. Dany Silva tem diversos álbuns lançados, tais como: «Lua Vagabunda» (1986), «Sodadi Funaná» (1991), «Crioulas de S. Bento – As Melhores de Dany Silva» (1994), «Caminho Longi» (2008) e «Canções da Minha Vida» (2018) que celebra os seus 40 anos de carreira.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «Dany Silva é um músico que dispensa apresentações e, por isso, está garantido um serão repleto de boas sensações e excelentes vibrações. Esta será uma forma de ouvirmos temas que fazem parte do nosso imaginário e que farão, seguramente, vibrar o muito público presente».

Em 1978, Dany Silva gravou o seu primeiro single chamado «Feel Good». Em 1981, edita o primeiro single em português, intitulado «Branco Velho, Tinto e Jeropiga», seguindo-se o single «Já Estou Farto» e o máxi «Crioula de S. Bento». O seu primeiro álbum, «Lua Vagabunda», data de 1986 e inclui temas tais como «Banhada» e «Lua ‘Nha Testemunha». Em 1991 edita o segundo LP, «Sodadi Funaná», com temas como «Bernardo», «Caminho de S. Tomé» e «Mamã África». Em 1994, lança «Crioulas de S. Bento - As melhores de Dany Silva». Em 2007, o músico decidiu voltar aos estúdios de gravação, numa parceria com Barry Marshall, a partir da qual nasceram dois álbuns gravados entre os Estados Unidos da América e Portugal.  O primeiro foi «Caminho Longi», lançado a 23 de Julho de 2008, com 10 temas inéditos de raíz cabo-verdiana. O segundo chega em 2018, bem a tempo de celebrar 40 anos de uma carreira ímpar, intitulado «Canções da Minha Vida» e é uma coletânea dos maiores êxitos da carreira de Dany Silva.

Bilheteira:

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.