«De Barco, da Mundet ao Aljube», a 23 de agosto e 6 de setembro, homenageia Saramago e a liberdade

«De Barco, da Mundet ao Aljube» é o nome da iniciativa que se realiza nos próximos dias 23 de agosto e 6 de setembro (terças-feiras), integrada na exposição Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal, que comemora o duplo centenário do escritor José Saramago e da empresa corticeira Mundet (1922-2022). Os interessados irão passear no bote de fragata «Baía do Seixal» e visitar o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, em Lisboa.
O Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirma que «esta é mais uma forma de homenagear José Saramago e o seu legado, assim como as memórias ligadas à antiga fábrica corticeira Mundet. A proposta é visitar esta exposição e atravessar o rio Tejo, tal como João Mau-Tempo, personagem do romance Levantado do Chão, de José Saramago, que foi preso nas cadeias do Aljube e de Caxias durante a ditadura fascista».

A partida para os passeios irá acontecer no Parque Urbano do Seixal, decorrendo ambas as iniciativas entre as 9 e as 14 horas. Após o desembarque em Lisboa, os participantes poderão subir até ao Aljube para visitar a antiga prisão, que é hoje o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade.