Diversidade cultural e gastronómica do Seixal representada por 12 países no Encontro Intercultural Saberes e Sabores

O Município do Seixal volta a celebrar a diversidade cultural do concelho, com a realização da 14.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores, entre os dias 12 e 16 de abril, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios. Integrando demonstrações culturais e gastronómicas de 11 países (Angola, Moçambique, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Paraguai, Venezuela, Portugal, Cuba, Guiné-Bissau e México), neste evento podem ser apreciados «sabores do mundo», como cachupa (inclusive vegetariana), calulu de peixe e galinha, feijoada brasileira, búzios, moamba, peito alto com funji, caldo mancara de frango, feijão topeiro, cozido de banana com molho de peixe seco e muito mais. A abertura oficial do encontro realiza-se no dia 14 de abril às 18.30 horas, com um desfile intercultural, que se inicia no Largo João de Deus e culmina no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho.

«Através das diversas culturas representadas, este evento encontra, nestes dias, uma grande expressividade com a interação de todos os interlocutores – movimento associativo imigrante, movimento cultural e desportivo local, parceiros da Rede Social do Seixal, embaixadas – que, através da união de esforços, tornam possível um caminho percorrido de 14 edições, repletas de encontros e partilhas, com a vontade coletiva de construção de pontes de conhecimento e valorização mútuas», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

O Encontro Intercultural Saberes e Sabores, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com a Junta de Freguesia de Corroios e o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), promove o movimento associativo imigrante local, através de mostra gastronómica e de artesanato, espetáculos interculturais de dança, música, desporto, teatro, poesia e debates. Entre estes destaca-se o debate, no dia 16 de abril, às 11 horas, com o tema «A Participação dos Imigrantes no Poder Local», organizado pela Frente Anti-Racista.

Este ano, além da contínua aposta na mostra de talentos multiculturais, através da articulação com o movimento associativo imigrante local, destaca-se a presença do músico Mika Mendes no dia 14 de abril, às 21 horas, integrando o vasto programa intercultural, bem como o DJ Tailine, dia 15 de abril a partir das 22 horas.

Destaque também a aposta na divulgação junto da juventude e das comunidades, através do rapper Wellington Cintra, nome artístico GDM_MC, imigrante, residente no concelho, que promoverá a divulgação do evento e da sua mensagem sobre a paz e interculturalidade nas redes sociais, por meio do estilo RAP freestyle.

O programa inclui ainda ateliês de bonecas ABAYOMI (bonecas africanas) e as apresentações de showcooking, durante o fim de semana, com os chefes de cozinha João Macedo, Otávio Franco, Dina Oliveira e Willian Sousa.

Destaque para as danças tradicionais e músicos envolvidos por todas as associações de imigrantes participantes, bem como o desfile de trajes tradicionais do estilista Widelei Rodrigues, no domingo às 16 horas.
O Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho irá participar no Encontro Intercultural Saberes e Sabores com diversas modalidades que passam pelo desporto, dança e música. Destaca-se a Classe Talentos Kids e Arte Musical, protagonizada por crianças que através da dança e música fazem uma interpretação musical e teatral. Ballet, Danças Sevilhanas, Torneio Sénior de Boccia, Hip-Hop, Classe Talentos Kids e Arte Musical, Classe Sempre Jovens e o momento CCRAM «Hino Intercultural» são outras das representações do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho no evento.

Para o público infantil, haverá ainda um espaço dedicado à animação, com diversas atrações: photopoint, insuflável, pinturas faciais e mascotes.

A abertura oficial do encontro realiza-se no dia 14 de abril às 18.30 horas, com um desfile intercultural, que se inicia no Largo João de Deus e culmina no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, com a abertura da feira de gastronomia e artesanato e um espetáculo intercultural.

Este é também um evento de causas. O Encontro Intercultural Saberes e Sabores 2023 tem como instituição da causa solidária, a ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, atendendo ao importante e reconhecido trabalho que esta instituição promove no território.

As associações de imigrantes locais representadas no evento são:

AAGA – Associação de Apoio à Comunidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa
Associação Cabo-Verdiana do Seixal
Associação de Solidariedade e Cooperação com S. Tomé e Príncipe, Póto Betu
Associação dos Naturais e Amigos de Lobata em Portugal (ANALP);
Associação Moçambique Sempre
Kamba – Associação de Angolanos do Concelho do Seixal
Associação Juntos Sem Fronteiras
Associação Raízes do Bairro de Santa Marta
Associação Esperança, Associação Khapaz (associações juvenis)
A Voz da Diáspora Guineense, Associação de Lisboa.
Associação Amizade Portugal Cuba.

O programa completo pode ser consultado em cm-seixal.pt.