Festa de Abertura da 39.ª Seixalíada marcada para o próximo sábado, na Amora

Está à porta a 39.ª edição da Seixalíada, cujo lema este ano é «Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva» e que irá decorrer de 17 de setembro a 16 de outubro. Espera-se a participação de milhares de participantes em mais de 65 modalidades inscritas, contemplando a realização de mais de 200 atividades. A Festa de Abertura está marcada para o próximo sábado, dia 17, pelas 15.30 horas, no Parque Urbano das Paivas, na Amora, assinalando a realização de mais de quatro semanas de atividades desportivas organizadas em parceria entre a Câmara do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas. Na cerimónia inaugural, para além do desfile das Bandeiras Protocolares e das Bandeiras das Coletividades e respetivos atletas, haverá lugar a várias demonstrações e muitas atividades para experimentar.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirma que «esta é a verdadeira festa do desporto popular e uma iniciativa de referência ao nível do concelho e do país, continuando a crescer e a impulsionar o desporto para todos. Entre os destaques, contam-se as Festas de Abertura e de Encerramento deste evento que nunca perdeu a magia inicial e que, fruto da persistência e do trabalho conjunto de todos os agentes envolvidos, continua a ser um marco que vai muito para além das fronteiras do nosso concelho».

Ao longo de praticamente 1 mês, haverá lugar à realização de torneios, aulas abertas e demonstrações de várias modalidades (individuais e coletivas) nomeadamente atletismo, andebol, artes marciais, atividades gímnicas, atividades náuticas, atividades zen, basquetebol, cicloturismo, canoagem, btt, dança, desportos de aventura e ar livre, futebol, futsal, jogos tradicionais, ténis de campo e de praia, ténis de mesa, vela, voleibol e vólei de praia, xadrez, zumba, desporto adaptado, entre outros. Entre as mais de seis dezenas de modalidades previstas, oito são dirigidas exclusivamente à população portadora de deficiência, nomeadamente a boccia, o slalom em cadeira de rodas, a tricicleta, a natação adaptada, o corfebol adaptado, o andebol adaptado, o andebol em cadeira de rodas e ainda o polybat.

O programa da Festa de Abertura da 39.ª Seixalíada 2022 pode ser consultado em www.cm-seixal.pt.