Realojamento de Vale de Chícharos

O processo de demolição do bairro Vale de Chícharos, no Seixal, conhece nos próximos dias 25, 26 e 27 de janeiro mais uma importante etapa, com o realojamento de mais 37 famílias, o que corresponde a 119 moradores. Com esta ação, fica concluída mais uma fase do realojamento, iniciada em dezembro de 2018.

A Câmara Municipal do Seixal procedeu, em Novembro de 2017, ao levantamento exaustivo de todas as pessoas que viviam em Vale de Chícharos. Na altura foi feito o recenseamento de 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas, e com direito a serem incluídas no processo de realojamento de acordo com o protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Seixal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, homologado pela Secretaria de Estado da Habitação. O modelo de realojamento adotado foi o de aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo município com vista a uma integração plena dos moradores de Vale de Chícharos na comunidade seixalense. Atendendo à dimensão e à complexidade deste processo, tendo em conta o elevado número de famílias e a necessidade de uma rápida demolição dos edifícios, ficou definido que este procedimento seria realizado de forma faseada.

A Câmara Municipal do Seixal irá continuar a trabalhar, em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Ministério da Habitação, para proceder ao realojamento, o mais rápido possível, das 96 famílias que faltam realojar  de Vale de Chícharos, prevendo a Câmara Municipal do Seixal concluir este processo, de forma faseada, até final de 2023, procedendo, após cada fase de realojamento, à demolição das construções onde viviam as famílias realojadas e à limpeza integral do terreno.
O financiamento para este realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da Câmara Municipal do Seixal ao Plano de Recuperação e Resiliência.