Seixal acolhe 2.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal vai receber, no próximo dia 4 de março, sábado, entre as 8.30 e as 19 horas, a 2.ª edição do Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas. Ao longo do dia, serão abordados vários temas como forma de debater, trocar impressões e sensibilizar os condutores e toda a sociedade para as causas e consequências da sinistralidade rodoviária com motociclos, bem como apontar soluções que possam promover a sua redução.

A iniciativa é organizada pela Bênção dos Capacetes, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «a sinistralidade dos motociclistas nas estradas é um fenómeno que, infelizmente, está na ordem do dia. Com esta iniciativa, pretendemos encontrar ideias e avançar soluções para que este fenómeno nacional e, naturalmente, concelhio possa ser atenuado».

De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2022, ocorreram 7 610 acidentes com motos, 101 motociclistas perderam a vida, 618 ficaram gravemente feridos e 7677 com ferimentos ligeiros.

A iniciativa pretende ainda reforçar, junto do público presente, que o excesso de velocidade continua a ser responsável pela maioria dos acidentes rodoviários com motociclistas. A fiscalização, sensibilização e prevenção rodoviária das forças de segurança constituem-se como fatores importantes para minimizar os sinistros com os veículos de duas rodas.

As inscrições são limitadas a 200 pessoas, podendo ser efetuadas através do email bencaodoscapacetesoficial@gmail.com, indicando o nome completo.