Seixal assinala Dia Internacional do Jazz com espetáculo marcado para dia 30

No próximo dia 30 de abril (domingo), às 18 horas, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe um espetáculo comemorativo do Dia Internacional do Jazz, com os músicos João Paulo Esteves da Silva (no piano), Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria). Sem renegar ao seu passado, os mestres Esteves da Silva, Barretto e Frazão escrevem a sua própria história enquanto trio. Se, de um lado, temos um lirismo e uma intimidade que só quem sabe consegue transmitir, do outro temos três exploradores incansáveis sempre em busca da criação à escuta do apelo interior. Maior do que as partes é a voz, a nova voz de um trio que junta três dos maiores nomes do jazz em Portugal.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «este concerto surge na sequência da importância que esta autarquia dá à cultura, nomeadamente ao jazz. Além do SeixalJazz, que já é um acontecimento à escala nacional e internacional, fazemos questão de promover o jazz e a cultura no geral de várias formas, logo este concerto é apenas uma consequência dessa forte aposta do município».

Durante muitos anos, Portugal teve uma tríade insuspeita de pianistas de jazz, nomeadamente Bernardo Sassetti, Mário Laginha e João Paulo Esteves da Silva (que irá atuar neste espetáculo). Qualquer um deles foi considerado exímio no instrumento, compositor de créditos firmados e permeável a outras músicas, nomeadamente ao jazz, ao fado e à música erudita. Qualquer um deles traçou um caminho paralelo ao jazz, ao lado de alguns dos maiores vultos da música portuguesa.

Há poucos anos, sob o pretexto de revisitar a música de Bernardo Sassetti, Carlos Barretto e Alexandre Frazão juntaram-se a João Paulo Esteves da Silva. Com o passar do tempo, foi inevitável a criação de uma identidade própria e o trio ganhou as suas próprias asas, naturais num grupo com tamanho talento, criatividade e competência.