Bolieiro destaca importância do desporto na “formação de caráter”

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou, ontem, a importância do desporto “na tomada de conhecimento e na formação de caráter ao reunir três elementos essenciais da vida: o esforço, a dedicação e a vontade de superação”.

“São estas fontes de inspiração que ajudam através do Desporto a que possamos ser hoje melhores do que ontem, e esforçados para amanhã sermos melhores do que hoje”, afirmou José Manuel Bolieiro.

“O desporto encerra valores como o fairplay, a paz, o convívio, a amizade, a cooperação e o espírito de equipa dando bem a nota de que podemos olhar para o desporto como uma referência para a sociedade inteira e em todas as outras componentes”, defendeu o edil, destacando o potencial da atividade desportiva e da Gala do Desportiva na “reforma de uma mentalidade coletiva”.

“Não há comunidade que não se valorize com o que foi, com o que é e com o que pretende ser, se não tiver a capacidade de observar atentamente o mérito de quem connosco convive, de quem em cada dia dá de si antes de pensar em si em nome da comunidade inteira e em particular em nome do desporto”, acrescentou.

Razão pela qual o Município de Ponta Delgada instituiu a Gala do Desporto que, anualmente, distingue aqueles que se destacaram na época desportiva anterior à sua realização e reconhece o mérito daqueles que dedicaram uma vida ao desporto e “deram mérito coletivo ao Município de Ponta Delgada, aos Açores, ao desporto e a todos nós”.

“Dirijo uma palavra de felicitação a todos os atletas, dirigentes, de todos os tempos, que tornaram tão digna e tão prestigiante a dedicação à causa do desporto. Esta felicitação é tão devida e tão justa que se integra como fonte inspiradora”, enalteceu o Presidente.

Bolieiro, numa intervenção pautada pela emoção e gratidão, parabenizou os premiados, salientando tratar-se de um “ato de justiça resultante não do auto elogio, mas do reconhecimento de quem nos observa”. Neste caso, de um júri especializado e isento.

O autarca destacou a particularidade de a Gala do Desporto de Ponta Delgada distinguir o desporto adaptado, promovendo a convicção de que “não há no desporto limitação que impeça o sonho de vencer” e, ao mesmo tempo, de ser solidária.

Foram angariados 875 euros que vão ser, na sequência da realização de um sorteio, entregues à Seara do Trigo.

No evento, o Presidente afirmou a sua satisfação e orgulho com a realização da 5.ª edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada e pela “crescente mobilização, acompanhada de mais organização e de mais entendimento”.

O evento, como referiu o vereador do Desporto, Pedro Furtado, só foi possível com o envolvimento de uma série de pessoas e instituições, nomeadamente dos membros do júri, do apresentador Vasco Pernes, da Banda Filarmónica Harmonia Mosteirense que abrilhantou o evento, da RTP através da cedência de imagens, do Coliseu Micaelense e do Teatro Micaelense, da Silvergrey, da artista plástica Catarina Alves, das personalidades convidadas a entregar os prémios e de todos aqueles que estiveram no evento

Premiados

A Gala do Desporto de Ponta Delgada, que se realizou esta quinta-feira à noite, distinguiu aqueles que, ao longo do ano de 2018, se destacaram em diversas categorias.

Na categoria Jovem Promessa do Ano 2018 venceu Tomás Amaral (Ginástica Aeróbica). Atleta do Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, Tomás Amaral é hoje visto como um dos grandes nomes da Ginástica Aeróbica nacional e não só. Aos 12 anos, foi campeão Mundial Por Grupos de Idade de Ginástica Aeróbica, na categoria Individual Masculino, no escalão Juvenil. Os 19 650 pontos conquistados na competição foram um recorde de pontos naquele escalão. É de salientar que Tomás Amaral foi o primeiro português a sagrar-se campeão do Mundo de Ginástica Aeróbica.

Alexandra Gouveia (Hipismo) sagrou-se Atleta Feminino do Ano 2018.  Foi campeã nacional de dressage (ensino do cavalo) de 2018. Desde 2015 que é campeã nacional, título interrompido em 2017 com o 2.º lugar. Em 2018 foi, em simultâneo com o título nacional, vencedora do torneio internacional de equitação. Tem 21 anos de idade e estuda na Universidade dos Açores.

Pedro Pacheco (futebol) foi eleito o Atleta Masculino do Ano 2018. Foi um elemento preponderante na equipa do Santa Clara na época de 2017/2018, colaborando com a presença em 29 jogos como titular e em 2 como suplente utilizado para a subida à 1.ª Liga de futebol. A função de capitão da equipa possibilitou transmitir aos colegas a motivação para conseguir um feito numa divisão difícil e equilibrada.

Carlos Pinto (Santa Clara) recebeu o título de Treinador do Ano 2018. Responsável pela subida do Santa Clara à 1.ª Liga de futebol 15 anos depois, classificando a equipa em 2.º lugar no competitivo campeonato da 2.ª Liga, composto por 38 jogos.

A Santa Clara Açores Futebol SAD foi considerada a Equipa do Ano 2018, pela subida à 1.ª Liga de futebol, após 15 anos, terminando o campeonato da 2.ª Liga com 19 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, totalizando 66 pontos.

O prémio de Dirigente do Ano 2018 foi entregue a José Raimundo (Patinagem).  Como presidente da Associação de Patinagem de São Miguel, foi o principal responsável pela organização na ilha de São Miguel do Campeonato da Europa de Patinagem Artística, considerado pela World Skate Europe como o melhor de sempre. Uma prova que envolveu durante uma semana 465 pessoas, 250 dos quais atletas.

O Clube/Associação do Ano 2018 foi o Clube União Micaelense, que tem vindo a desenvolver um forte investimento na realização do torneio internacional de futebol de sub 11, aumentando a qualidade organizativa e competitiva ano após ano. A aposta nos clubes dos EUA, Canadá e Bermuda, para uma maior aproximação à diáspora, nos clubes das ilhas Madeira, Canárias e Cabo Verde, em equipas estrangeiras, revela a intenção de uma melhoria na evolução dos participantes e a possibilidade de convívio entre crianças de várias proveniências. Foi o primeiro clube açoriano a ser certificado como Entidade Formadora.

Pedro Alexis Medeiros (Atletismo) foi o  Atleta de Desporto Adaptado do Ano 2018, medalha de bronze nos campeonatos mundiais do Síndrome de Down realizados na Madeira, nas disciplinas de atletismo de 800 e de 1 500 metros marcha, campeão nacional do lançamento do dardo de 600 gramas e vice campeão nacional de 800 e de 1 500 metros marcha.

O Prémio Carreira da Gala do Desporto de 2018 foi atribuído ao massagista Carlos Barbosa, que há mais de 50 anos que contribui para a melhoria da "performance " dos atletas . Além disto é uma pessoa muito bem vista pela comunidade desportiva e não só. Encaixa perfeitamente no objetivo do prémio: homenagear pessoas ligadas ao fenómeno desportivo e que muitas vezes por estarem nos "bastidores" e na " sombra " não são reconhecidos publicamente pelos êxitos desportivos dos outros.

Este ano foi introduzido o Prémio de Mérito Desportivo, que confere à Gala do Desporto o saber reconhecer os sucessos da competição anual, mas também o mérito de quem dedicou anos, uma carreira ao desporto. Assim, foram reconhecidas doze personalidades com mais de 30 anos de dedicação ao desporto no desempenho das mais variadas funções: Mário Lourenço (Volei Club São Miguel), Sário Coutinho (Associação de Voleibol de São Miguel), Eduardo Mendonça (Tiro), Gualter Costa (União Micaelense), José António Sousa (Os Oliveirenses), Pedro Cymbron (Kickboxing), Pedro Jorge Cabral (Hóquei em Patins), Helena Machado (Atletismo/Basquetebol/Automobilismo), Luís Mota (Ténis), Luís Vieira (Judo), Gil Sousa (Judo) e Gualter Dâmaso (Bridge).

Também foi  homenageado a título póstumo Carlos Alberto Medeiros, atleta de renome nacional e internacional.