Colóquio Internacional sobre o centenário da primeira escala da travessia aérea Atlântica 1919-2019

O Centro Municipal Natália Correia vai receber, a 20 de maio, o Colóquio Internacional "Os Açores: Escala da Primeira Travessia Aérea Atlântica (1919-2019)", numa iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura (IAC), realizada em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada.

O programa foi hoje apresentado, em conferência de Imprensa, nos Paços do Concelho, na presença do Presidente do Município, José Manuel Bolieiro, do Presidente do IAC, Carlos Bessa, e de Carlos Riley, autor do livro "100 Anos da Aviação nos Açores", que será lançado durante o colóquio.

José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para afirmar que "é uma honra para o Município de Ponta Delgada ser parceiro na realização deste importante colóquio internacional", que vai homenagear um facto histórico que orgulha a nossa cidade e os Açores".

"Ponta Delgada foi o primeiro lugar onde se assinalou a posição geoestratégica dos Açores. Há 100 anos, fez-se a escala, na base norte-americana instalada em Ponta Delgada, da primeira travessia aérea transatlântica. Um acontecimento que não podia deixar de ser recordado tendo em conta a sua importância histórica" - acentuou.

Carlos Bessa também acentuou a importância do acontecimento para os Açores, referindo que o colóquio vai contar com a participação de vários investigadores regionais, nacionais e internacionais.

Destacou o "trabalho exemplar" de Carlos Riley, mentor do colóquio, assim como a parceria da Câmara Municipal de Ponta Delgada, adiantando que os Açores estiveram em destaque, durante e após da I Grande Guerra Mundial (1914/1918), uma vez que aqui se faziam várias escalas aéreas, incluindo aquela que aconteceu há um século e que agora se assinala no Colóquio Internacional "Os Açores: Escala da Primeira Travessia Aérea Atlântica (1919-2019)".

Os Açores, disse Carlos Bessa, parafraseando o escritor João de Melo, foram "o pilar de uma ponte que uniu as duas margens do rio Atlântico".

Quanto ao colóquio propriamente dito, este tem início marcado para as 10h30 do dia 19 de maio, no Centro Municipal Natália Correia, na Fajã de Baixo, sendo a conferência de abertura subordinada ao tema "Os Açores no centro das relações luso-americanas", por João Bosco Mota Amaral.

O primeiro painel decorre entre as 15h00 e as 16h00 e tem início com a intervenção "US Naval Aviation, the NC-4, and the Strategic Importance of the Azores", pelo investigador norte-americano John P. Cann, ao que segue "A Aviação Naval e as travessias atlânticas: Sacadura Cabral", por Mário Correia.

O segundo painel, entre as 16h30 e as 18h00, conta com as intervenções "Alguns Aviões com História nos Açores", por José Toste Rego, "Os tempos da aviação pioneira no legado do coronel Afonso Chaves", por Conceição Tavares, e "A Primeira Travessia Aérea do Atlântico vista dos Açores", por Carlos Riley. Segue-se o lançamento do livro "100 Anos de Aviação nos Açores", da autoria de Carlos Riley, que reúne um conjunto de estudos que, no âmbito do projeto “Asas sobre o Atlântico”, foram publicados anualmente na revista Atlântida.